Meu cachorro comeu chocolate na Páscoa, e agora?

Você sabia que a intoxicação por chocolate é um dos tipos de envenenamentos mais comuns na clínica dos pets?

Humm… chocolate é tão bom, não é mesmo? Na Páscoa, temos uma variedade gigantesca de todos os tipos de doces para nos deliciar e suprir toda nossa vontade. Porém, é estritamente proibido dividir nossos chocolates com qualquer cãozinho. O que é uma delícia para nós, pode ser o precursor de uma série de problemas, chegando até a fatalidade para os pets.

Ressaltamos que esse tipo de doce é extremamente perigoso para qualquer tipo de animal e raça. Caso você tenha um gato, coelhinho, pássaro ou até mesmo um hamster, a regra é sempre a mesma: o chocolate deve ser mantido longe de todos os animais!

 

Por que o chocolate é tão perigoso para os animais?

A teobromina é o componente responsável por todo perigo para os bichinhos. Presente no cacau, essa substância é produzida na fabricação do doce, e o organismo dos pets não consegue absorvê-la, podendo causar uma intoxicação perigosíssima. Quando distribuída por todo o corpo, a teobromina pode causar efeitos nocivos ao sistema nervoso central e ao coração.

A quantia considerada fatal varia de acordo com o porte do seu animalzinho, sendo mais comum em cachorros menores. Uma pequena quantidade já pode causar grandes estragos devido ao baixo peso corporal que possuem.

 

Leia mais:

Conheça mais sobre o antipulga Bravecto Transdermal

Entenda mais sobre a Síndrome Urológica Felina

Que cuidados devo ter com meu pet durante uma viagem?

 

O que fazer? Meu cachorro comeu chocolate!

Primeiramente, tenha o número de um veterinário pronto em mãos. Os sintomas dos cachorros variam, podendo apresentar vômito, diarreias, muita sede e urina constante. Também podem apresentar arritmias cardíacas e convulsões, podendo levar à morte. Alguns cãezinhos apresentam hemorragia intestinal, normalmente entre 12 e 24 horas após sua ingestão.

Preste muita atenção na quantidade que foi ingerida e qual tipo de chocolate o cão comeu. Caso tenha consumido uma grande quantia, o veterinário pode induzi-lo ao vômito a fim de eliminar a parcela que não foi digerida. Importante! Não faça isso em casa, somente um profissional qualificado pode fazê-lo.

Você pode ajudar seu cãozinho mantendo-o em uma área ventilada e não oferecendo remédios caseiros. Além disso, guarde o chocolate para mostrar ao veterinário e dê o máximo de informação possível, como hora ingerida e quantidade. Mantenha a calma, vai ficar tudo bem!

 

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!

Utilizamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência de compra. Ao continuar navegando em nosso site, você está de acordo conforme nossa política quanto a utilização de cookies.