Conheça mais sobre os riscos que essa doença traz ao seu gato e saiba como prevenir e tratar seu bichano
A Esporotricose é uma doença que pode afetar animais e humanos, mas é muito mais grave entre os bichanos. Conheça mais sobre essa zoonose abaixo e saiba como prevenir e tratar seu gato.
Conheça a doença
A esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, e entra no organismo do animal através de machucados, feridas abertas e espinhos de plantas.
Após a contaminação, a doença causa lesões que atingem progressivamente a epiderme, derme, músculos e ossos dos felinos. A contaminação ocorre quando o animal entra em contato com o solo, plantas e cascas de árvore, locais em que o fungo costuma estar presente.
Por conta disso, a esporotricose é também conhecida como doença dos jardineiros, e acomete com facilidade os profissionais deste ramo, assim como agricultores.
Os sintomas
A doença é fácil de ser identificada, o que colabora para um tratamento veloz e mais eficaz. O gato contaminado pelo fungo apresenta lesões na pele, que não cicatrizam e tendem a aumentar rapidamente.
É muito importante levar o animal imediatamente ao médico veterinário após observar qualquer ferida profunda na pele.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico deve ser o mais breve possível, já que a progressão da doença é muito severa e pode comprometer rapidamente todo o sistema imunológico do animal.
A confirmação da doença é feita através de um exame físico e dermatológico, e pode também envolver outros exames laboratoriais, caso haja a necessidade.
O tratamento da esporotricose é normalmente realizado através de medicamentos específicos para combater infecções fúngicas, e será indicado pelo veterinário.
Como prevenir?
- Evite que seu bichano tenha acesso à rua. A esporotricose é apenas uma das doenças que seu gato pode contrair na sua ronda diária, além de ficar suscetível a brigas com outros animais, atropelamento e outros perigos.
- Castrar seu felino diminui a necessidade que ele sente de sair de casa, além de prevenir o aparecimento de algumas doenças como câncer de mama e infecção urinária.
- Ao conviver com um animal contaminado pelo fungo, utilize luvas descartáveis ao tocar nele e mantenha as mãos e o ambiente bem limpos.
- Evite criar muitos gatos em espaços reduzidos
- Mantenha o ambiente que seu gato habita sempre limpo e arejado
- Leve seu gato regularmente ao veterinário
Um gato diagnosticado com esporotricose exige muitos cuidados. Portanto confira o site da Farmácia de Bicho e aproveite para comprar os medicamentos que vão deixar o seu gato saudável novamente.
31 de agosto de 2021
Boa noite meu apareceu calombo grande embaixo da orelha do gato com um machucado e caio o pelo em volta
13 de setembro de 2021
Olá Ana Paula, tudo bem?
Obrigado pelo seu contato =)
Isso não é normal, sugerimos que leve ao médico veterinário que acompanha a saúde do seu gatinho, pois pode ser algo que se agrave.
No que precisar, conte sempre com a gente em http://www.farmaciadebicho.com.br