Você sabe o que é Parvovirose Canina?

A Parvovirose Canina é uma doença que requer muito cuidado e atenção. Extremamente grave e de progressão rápida, possui um alto risco de contágio e propagação. Leia mais

 

A Parvovirose Canina é uma doença que se manifesta em duas formas. A mais comum, um problema gastrointestinal perigoso, é causada por um vírus contagioso e potencialmente mortal quando o cão não recebe o cuidado adequado. A outra forma que a doença se manifesta é atacando o coração ao causar uma miocardite aguda. Em geral, ela é a responsável por morte súbita em filhotes.

As vacinas disponíveis, atualmente, têm controlado a propagação da doença. Mas, apesar de terem sidos vacinados, alguns cães ainda correm o risco de contraí-la, levando a óbito.

 

Qual a causa da Parvovirose Canina?

A doença é causada pelo parvovírus, um vírus extremamente resistente e capaz de provocar graves complicações gastrointestinais no bichinho. Em lugares internos e temperatura ambiente, este vírus sobrevive por cerca de dois meses e resiste a produtos de limpeza e desinfetantes.

Esta doença também pode ser transmitida pelo contato indireto com o vírus. Ou seja, o cachorro se contamina quando toca em algum local, objeto ou pessoa que possui o parvovírus, como roupas, sapatos e até mesmo a pele humana.

 

Quais os sintomas da Parvovirose Canina?

Os sinais mais comuns são:

  • Vômito;
  • Letargia (estado de cansaço que envolve diminuição na energia);
  • Anorexia;
  • Perda de peso repentina;
  • Diarreia (com sangue nas fezes e forte odor);
  • Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva);
  • Febre (em alguns casos).

 

A Parvovirose Canina possui cura?

Sim! Mas a prevenção é o melhor caminho, como as vacinas V8 e V10, além da limpeza, com água sanitária, do local em que o bichinho constantemente se encontra.

O tratamento da Parvovirose consiste em hospitalização do cão em ala de isolamento, sendo monitorado e recebendo os cuidados necessários. Essa doença reduz os glóbulos brancos do organismo, diminuindo consideravelmente a capacidade de combater a infecção, ficando suscetível a outras doenças. Por isso, o tratamento é de suporte, atacando os sintomas e não o vírus em si. Seu cachorro irá receber fluidos e eletrólitos para repor os líquidos perdidos na desidratação, além de alguns antibióticos e remédios para evitar o vômito e não agravar o quadro.

 

Tiramos todas as suas dúvidas sobre Parvovirose Canina? Conte conosco da Farmácia de Bicho para te auxiliar nos cuidados com o seu melhor amigo.

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!