Tudo o que você precisa saber sobre Sarna Sarcóptica em cães!

sarna-sarcoptica-dica-do-dia

Sarna Sarcóptica é uma doença de pele que acomete cães, altamente contagiosa, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, além de provocar uma coceira intensa, pode ser transmitida também para seres humanos.

 

Como saber se meu cachorro está com sarna?

Se você notar que seu cão está se coçando muito e perdendo muito pelo, pode ser um sinal de que ele está com Sarna Sarcóptica. Essa doença produz lesões na pele do cão, que são bem características do início do problema, como áreas sem pelo na base da orelha e na região do cotovelo, e depois ela se espalha pelo corpo inteiro se não for tratada logo. Além disso, há presença de crostas e vermelhidão na pele de tanto o bichinho se coçar.

O diagnóstico é feito através de raspagens na pele, realizadas pelo médico veterinário, as vezes é necessário fazer mais que uma raspagem para encontrar o ácaro.

 

Como tratar a Sarna Sarcóptica?

O tratamento é feito com shampoos, sprays acaricidas, produtos tópicos e medicamentos via oral. Por isso é importante levá-lo ao médico veterinário, para consultar e acompanhar direitinho o tratamento, porque se essa sarna não for tratada corretamente, ela volta. As roupinhas e caminhas do pet com sarna devem ser higienizadas para evitar a reinfestação. Então fica a dica: percebeu que o seu cãozinho se coça demais, está perdendo muito pelo, leve-o o quanto antes ao médico veterinário!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!