Saiba como cuidar de um cão cego 

Aprenda a deixar o ambiente seguro e aconchegante para seu melhor amigo  

 

Os cães-guia são muito populares em nossa sociedade, e diversas pessoas com deficiência visual se beneficiam de sua ajuda. Mas quais são os cuidados necessários para atender um cãozinho cego? Confira abaixo as dicas que vão proporcionar uma vida feliz e saudável para o seu bichinho:  

Treine a memória de seu cachorro 

Os cães sem visão precisam memorizar bem os ambientes que habitam. Com o declínio deste sentido, os restantes se aguçam e contribuem no mapeamento das áreas acessíveis ao animal.  

Para ajudar seu cão, tente não alterar a disposição de móveis pelo ambiente. Dar bastante atenção e conversar com seu cachorro também pode ser benéfico, já que diminui os níveis de estresse do animal e o faz se sentir mais confiante para se locomover. 

Cuidado na organização da casa 

A localização da mobília e outros objetos da casa é essencial para que cães cegos consigam se movimentar pelo ambiente. Assim, o seu pet se guia com o auxílio da memória e vai poder explorar a casa toda.  

Se sua residência possuir escadas, é importante protegê-las com a instalação de um pequeno portão, desta forma seu cão não corre risco de cair. Outra medida essencial é a proteção contra quinas e objetos pontiagudos que podem ferir seu animal. Ao faxinar a casa, lembre sempre de retornar a mobília ao seu local de origem, para não confundir seu cãozinho. 

Cuidados ao alimentar 

Os potes de água e ração devem ser fixados em um lugar familiar para o cachorro. Assim, o animal saberá exatamente onde ir quando estiver com fome ou sede. Os horários de comer também devem ser regrados, para fortalecer a rotina e a memória do cão.  

Uma boa dica para avisar seu cachorro que chegou a hora de comer é colocar a ração em uma vasilha que faça bastante barulho. Agite bem o pote e seu cão logo associará o som com o horário da comida.   

Brincadeiras e passeios são importantes 

Seu cão pode ter perdido a visão, mas a disposição para aquele passeio na rua não passa nunca. Para sair tranquilamente com seu pet é importante manter a guia sempre curta, assim você fica próximo e transmite mais segurança para o animal. O contato com outros cães também é muito benéfico, sendo apenas necessária uma supervisão para evitar qualquer acidente. Ao se divertir com seu cão, abuse dos brinquedos que fazem barulho e escolhas locais que ele conheça bem. 

 

 Um cachorro cego precisa de muito carinho e atenção, portanto todo cuidado é pouco. Confira o site da Farmácia de Bicho e mantenha o seu cão sempre feliz e saudável. 

 

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!