Raiva Canina

raiva-canina

É muito importante manter a vacinação em dia do seu animalzinho e sempre feita pelo médico veterinário. Uma das vacinas mais importantes é a da Raiva. Muitos proprietários de pets pensam que a doença está erradicada, mas isto é um engano, a doença está controlada no país, mas não erradicada.

A Raiva é uma doença infecciosa, causada por um vírus e a transmissão da doença ocorre através da mordedura do animal contaminado pelo vírus. Os mamíferos como cães, gatos, raposas, morcegos e o homem são susceptíveis a doença, sendo os morcegos os transmissores mais comuns.

Os principais sintomas são:

-alterações de comportamento

-dilatação da pupila

-falta de coordenação muscular

-dificuldade de engolir

-salivação excessiva

-agressividade

 

O período de incubação da doença em humanos pode variar de 2 semanas a 5 meses, já em cães, pode variar de 10 dias a 6 meses. Por isso a importância de manter a vacina contra Raiva em dia do seu pet.

Uma orientação muito importante é que se encontrar um morcego caído no chão, principalmente durante o dia, isole o local e entre em contato com setor de ZOONOSES da sua cidade. Jamais tente colocar as mãos sobre o animal e também não deixe seu cão ou gato chegar perto do mesmo, para evitar qualquer contato.

Infelizmente, agora no começo de 2017, uma criança de 5 anos, no Tocantins, morreu decorrente da contaminação pelo vírus da Raiva, por ter sido mordida por uma morcego contaminado e não ter recebido a vacina contra Raiva (veja a matéria clicando aqui).

A Raiva é uma doença fatal, todo o cuidado é pouco em relação aos humanos e animais. Fique atento e qualquer dúvida fale com o médico veterinário, caso seu animalzinho tenha sido arranhado ou mordido por algum animal suspeito!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!