Com a chegada do verão aumenta a incidência de doenças parasitárias. Todo o cuidado é pouco quando se trata de pulgas, carrapatos e mosquitos, pois além de transmitirem doenças aos animaizinhos, podem contaminar seres humanos também.
Doenças parasitárias mais comuns:
PULGA
- NOS ANIMAIS: transmite o verme Dipilidium caninum; -Dermatite alérgica a pulga (existem alguns animais alérgicos à saliva das pulgas, podendo ocasionar lesões na pele e até queda dos pelos).
- NO HOMEM: também pode ocorrer a DIPILIDIOSE (acontece quando o ser humano ingere acidentalmente os ovos ou uma pulga contaminada. Donos que dormem com seus pets podem se contaminar)
CARRAPATO
- NOS ANIMAIS: transmite a Babesiose, Erliquiose (podem levar a uma anemia profunda, icterícia e febre) e Doença de Lyme (artrite e febre).
- NO HOMEM: Febre Maculosa (causada por uma bactéria, causando dor de cabeça, febre, manchas róseas nos pulsos e extremidades, pode levar à morte. O carrapato Estrela é responsável pela transmissão); – Doença de Lyme (lesão na pele, artrite, podendo levar a sequelas neurológicas e cardíacas).
MOSQUITO
- NOS ANIMAIS: Leishmaniose e Dirofilariose (verme do coração).
- NO HOMEM: Leishmaniose Visceral e Cutânea e Dirofilariose.
Existe no mercado pet, produtos específicos para proteger seu animalzinho contra pulgas, carrapatos e mosquitos, sempre conforme o peso do animal. Confira na Farmácia de Bicho os medicamentos com melhores preços!
A prevenção é muito importante! Cuidando da saúde do seu pet, você também está protegendo a sua família! Em caso de dúvida, sempre consulte um médico veterinário!
Um abraço da Dra Jacque!
12 de novembro de 2017
Excelente artigo,