Pulgas, carrapatos e mosquitos – Doenças parasitarias

pulgas-carrapatos-mosquitos-doencas-parasitarias

Com a chegada do verão aumenta a incidência de doenças parasitárias. Todo o cuidado é pouco quando se trata de pulgas, carrapatos e mosquitos, pois além de transmitirem doenças aos animaizinhos, podem contaminar seres humanos também.

Doenças parasitárias mais comuns:

PULGA

  • NOS ANIMAIS: transmite o verme Dipilidium caninum; -Dermatite alérgica a pulga (existem alguns animais alérgicos à saliva das pulgas, podendo ocasionar lesões na pele e até queda dos pelos).
  • NO HOMEM: também pode ocorrer a DIPILIDIOSE (acontece quando o ser humano ingere acidentalmente os ovos ou uma pulga contaminada. Donos que dormem com seus pets podem se contaminar)

CARRAPATO

  • NOS ANIMAIS: transmite a Babesiose, Erliquiose (podem levar a uma anemia profunda, icterícia e febre) e Doença de Lyme (artrite e febre).
  • NO HOMEM: Febre Maculosa (causada por uma bactéria, causando dor de cabeça, febre, manchas róseas nos pulsos e extremidades, pode levar à morte. O carrapato Estrela é responsável pela transmissão); – Doença de Lyme (lesão na pele, artrite, podendo levar a sequelas neurológicas e cardíacas).

MOSQUITO

  • NOS ANIMAIS: Leishmaniose e Dirofilariose (verme do coração).
  • NO HOMEM: Leishmaniose Visceral e Cutânea e Dirofilariose.

Existe no mercado pet, produtos específicos para proteger seu animalzinho contra pulgas, carrapatos e mosquitos, sempre conforme o peso do animal. Confira na Farmácia de Bicho os medicamentos com melhores preços!

A prevenção é muito importante! Cuidando da saúde do seu pet, você também está protegendo a sua família! Em caso de dúvida, sempre consulte um médico veterinário!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

1 Comentário

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!