Os animais de estimação, cada vez mais, fazem parte da família. Com esse convívio direto, se o animalzinho não estiver saudável, não é bom nem para ele e nem para quem convive ao seu lado. Os pets podem transmitir as zoonoses (doenças transmitidas entre animais e humanos), por isso é muito importante ter um médico veterinário para acompanhar os bichinhos.
Vacinação e Antiparasitários
Cães e gatos devem ser vacinados exclusivamente por um veterinário, pois somente ele está apto a fazer uma avaliação e verificar se o animalzinho está em condições adequadas para receber a vacina. A aplicação de antipulgas, vermífugos e antiparasitários deve ser recomendado também por veterinário, pois não é qualquer produto que deve ser aplicado no seu pet.
Outros problemas e doenças
Fora esses cuidados básicos, existem outros tantos, como problemas dermatológicos, ortopédicos, oncológicos, genéticos entre outros, que somente o médico veterinário pode intervir.
A formação do profissional
É importante ressaltar que são no mínimo 5 anos de estudo para a formação da profissão, mas tem que estudar e se aperfeiçoar sempre, mantendo-se atualizado através de palestras, congressos, para cuidar muito bem da saúde do seu bichinho de estimação. A profissão de médico veterinário exige dedicação, disciplina, atenção, e até um pouquinho de intuição para cuidar com muito carinho desses bichinhos que fazem tão bem nas nossas vidas!
Cada vez mais, os donos de pets reconhecem a importância de um médico veterinário na vida do seu bichinho, isso é muito bacana, pois não é frescura, cuidar da saúde deles, não é mesmo!? O médico veterinário é o único profissional que trabalha juntamente com os animais, as pessoas e o meio ambiente, cuidando de todo esse sistema, pois tudo está conectado! Pode ter certeza, o médico veterinário é um profissional que trabalha com muito amor para cuidar, curar, e salvar seu bichinho!
Um abraço da Dra Jacque!
17 de dezembro de 2018
Que bacana essa matéria! Parabéns!