Por que devo vacinar meu bichinho?

porque-devo-vacinar-meu-bichinho

Muitos donos de pets ainda tem dúvidas se a vacina é mesmo necessária e se apenas com uma única dose o bichinho está imune.

A partir do momento que você adquire um animalzinho, seja ele filhote ou adulto, a vacinação tem que ser mantida em dia, e sempre sobre a supervisão de um médico veterinário. Somente através do exame clínico pode-se saber se o pet está ou não apto a receber a dose da vacina, porque se o bichinho não estiver desverminado corretamente, estiver com vômito ou diarreia, a vacina pode causar efeitos adversos no animal.

 

Vacinas necessárias – com qual idade e frequência devem ser aplicadas

Quando filhotes os pets recebem as primeiras doses das vacinas a partir de 42 a 45 dias de vida, com pelo menos 3 doses, que são repetidas a cada 21 a 30 dias. Em cães, são administradas as vacinas octuplas ou as dectuplas e em gatos as tríplices ou quádruplas felinas, por isso a importância de seguir o esquema vacinal que o médico veterinário do seu animal de estimação indicar.

A vacina contra a Raiva geralmente é aplicada a partir dos 4 meses de vida, e deve ser repetida sempre uma vez ao ano. Esse é o esquema básico de vacinação. Existem outras vacinas mais específicas, que também podem entrar no esquema de vacinação conforme a indicação do veterinário, como: Giardia, Leptospirose, Tosse dos Canis entre outras.

Se quiser manter seu animalzinho livre de doenças perigosas, tem que estar em dia com as vacinas, e qualquer dúvida converse com o médico veterinário do seu bichinho!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!