No dia a dia da clínica, estima-se que 40% de cães e gatos estão obesos! A obesidade nos pets é um problema muito sério. Em muitos casos, os donos dos bichinhos demoram a perceber que o seu pet está obeso. É sempre importante nesses casos a avaliação de um médico veterinário, pois somente ele poderá saber se o bichinho está com excesso de peso ou não.
Os principais tratamentos para combater a obesidade nos pets são:
-evitar guloseimas;
-praticar atividade física com o animalzinho, como caminhadas e brincadeiras;
-no caso de disfunção hormonal, utilizar os medicamentos específicos;
-existem rações no mercado pet que atuam para controlar o sobrepeso dos bichinhos, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo assim o consumo excessivo de ração;
-o uso de esteiras dentro da água, isso é bem interessante, pois o impacto para as articulações é bem menor e a perda calórica é maior, tudo isso deve ser feito com o acompanhamento do médico veterinário;
-em muitos casos, também são administrados medicamentos de uso oral para acelerar a perda de peso.
As principais raças predispostas a terem problemas com a obesidade são:
- Beagle
- Labrador
- Rottweiler
- Basset Hound
Infelizmente em muitas vezes, é o próprio dono do bichinho que leva seu pet à obesidade, pois o bichinho geralmente fica perto da família durante as refeições, e sempre fica rodeando até ganhar um pedacinho de comida, não é mesmo?!
A obesidade é uma doença e todo o cuidado é pouco, pois a expectativa de vida de um animalzinho obeso é de 2 anos a menos em relação aos animais saudáveis.
O tratamento é prolongado e exige cuidados diários para ajudar o bichinho a perder peso. Então, para evitar esse transtorno, cuide muito bem da alimentação dele e qualquer dúvida sempre consulte um médico veterinário!
Assista ao vídeo abaixo para saber mais:
Fica a dica!
Um abraço da Dra Jacque!