Hoje em dia fala-se muito em guarda responsável. Significa que o proprietário do animal é totalmente responsável pelos cuidados com alimentação, vacinação e acompanhamento constante de um médico veterinário. Além desses cuidados, o dono do bicho deve tratá-lo muito bem e ainda dispor de tempo para passeios e brincadeiras!
Guarda responsável também implica em cuidar do bicho de estimação até o final da vida dele. Animais abandonados são comuns nas grandes cidades. Ficam soltos nas ruas, podendo causar acidentes de trânsito, morderem as pessoas e também transmitirem doenças como raiva, leptospirose, sarna, entre outras.
Quando você adquire um animalzinho, tem que estar ciente que ele vai viver em torno de 10 a 15 anos e será totalmente dependente do dono durante esses anos. Existem pessoas que compram ou adotam os animaizinhos por impulso e quando chega a época de férias, ano novo, ou carnaval por exemplo, elas abandonam seus pets nas ruas, resultado da compra inconsequente.
Por isso que digo: quanto mais conheço o ser humano, mais eu gosto dos animais. Eles tem o chamado amor incondicional, sentimento que entre nós, seres humanos, anda escasso.
Tudo é uma questão de conscientização da população. Cuide muito bem de seu animalzinho!
Vou finalizar com uma frase que gosto muito porque diz tudo:
“A grandeza de uma nação pode ser medida pelo modo como tratam os seus animais.”
Mahatma Gandhi
Um abraço da Dra Jacque!