O que é guarda responsável?

guarda-responsavel

Hoje em dia fala-se muito em guarda responsável. Significa que o proprietário do animal é totalmente responsável pelos cuidados com alimentação, vacinação e acompanhamento constante de um médico veterinário. Além desses cuidados, o dono do bicho deve tratá-lo muito bem e ainda dispor de tempo para passeios e brincadeiras!

 

Guarda responsável também implica em cuidar do bicho de estimação até o final da vida dele. Animais abandonados são comuns nas grandes cidades. Ficam soltos nas ruas, podendo causar acidentes de trânsito, morderem as pessoas e também transmitirem doenças como raiva, leptospirose, sarna, entre outras.

Quando você adquire um animalzinho, tem que estar ciente que ele vai viver em torno de 10 a 15 anos e será totalmente dependente do dono durante esses anos. Existem pessoas que compram ou adotam os animaizinhos por impulso e quando chega a época de férias, ano novo, ou carnaval por exemplo, elas abandonam seus pets nas ruas, resultado da compra inconsequente.

Por isso que digo: quanto mais conheço o ser humano, mais eu gosto dos animais. Eles tem o chamado amor incondicional, sentimento que entre nós, seres humanos, anda escasso.

 

Tudo é uma questão de conscientização da população. Cuide muito bem de seu animalzinho!
Vou finalizar com uma frase que gosto muito porque diz tudo:

“A grandeza de uma nação pode ser medida pelo modo como tratam os seus animais.”

Mahatma Gandhi

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!