Você sabia que o ciúmes não é uma exclusividade dos humanos, os bichinhos de estimação adoram seus donos e sentem muito ciúmes deles também!
Cada dia mais, os animais de estimação fazem parte da família. Com esse convívio, os pets em muitas vezes começam a ter sentimentos parecidos com os humanos, como o ciúmes por exemplo.
Comportamento agressivo
É importante o dono perceber os sinais do seu pet, porque quando o pet tem muito ciúmes do dono, ele pode até atacar e morder outras pessoas ou animais que tentam se aproximar dele. Esse comportamento agressivo deve ser corrigido o quanto antes para evitar transtornos com a chegada de visitas em casa ou até mesmo com a presença de outros cães ou gatos recém chegados à casa. Em muitos casos a ajuda de um adestrador é muito bem-vinda.
A chegada de um bebê, também pode gerar ciúmes no animalzinho, não é necessário se desfazer do bichinho por causa disso, mas a aproximação deve ser feita bem devagar e sempre acompanhada para observar a reação do pet. Também é importante não dar bronca quando o bicho tem uma reação de ataque por causa do ciúmes, isso só piora a situação.
Reações mais comuns de ciúmes dos pets
As reações de ciúmes são as mais diversas, desde os ataques para morder, até fazer xixi em locais que não tem costume de fazer e ainda destruir ou rasgar a caminha por exemplo.
O dono tem que sempre ficar atento ao comportamento do seu pet e se não conseguir lidar sozinho para controlar seu bichinho, é importante falar com um médico veterinário e também com um adestrador, para que o problema seja solucionado ou pelo menos amenizado.
Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!
Um abraço da Dra Jacque!