A importância da vermifugação

importancia-da-vermifugacao

Você sabia que é importante dar vermífugo para seu pet a cada 3 ou 4 meses?

A verminose é muito comum em cães e gatos, e acomete os animais independente da idade. Os vermes são um problema sério nos animais de estimação, podendo causar vômito, diarreia, anemia, emagrecimento e até levar o bichinho à óbito senão não for tratado adequadamente.

 

Como meu pet pode se contaminar com vermes?

Geralmente os pets se contaminam quando vão passear, principalmente em locais muito infestados por ovos e larvas destes vermes que ficam no ambiente. Também pode haver contaminação através da placenta e do leite materno, por isso é muito importante que a mãe dos filhotes esteja com o vermífugo em dia.

 

Os humanos também podem se contaminar com vermes?

Alguns vermes podem ser transmitidos para os humanos, principalmente as crianças. A contaminação pode ocorrer em praças, parques, na areia, em locais infestados de larvas destes vermes. Geralmente as crianças ficam descalças e levam a mão até a boca, e é nessa hora que pode haver a contaminação. Por ser uma zoonose (doenças transmitida entre animais e humanos) é imprescindível dar vermífugo para o seu bichinho.

 

Como devo administrar o vermífugo?

O vermífugo é sempre administrado conforme o peso do animal. Existem vermífugos específicos para cães e gatos, na forma de comprimidos ou suspensão. Por isso, a importância de consultar um médico veterinário, para saber a dosagem ideal do seu bichinho. Se necessário, é realizado a coleta e exames das fezes para verificar se o animal está contaminado.

A Farmácia de Bicho tem a maior variedade de vermífugos com os melhores preços do mercado, confira!

 

Como evitar a contaminação?

Para evitar o risco de contaminação é necessário recolher as fezes do cão e do gato com luvas ou pás e após a coleta, deve-se se possível lavar o ambiente. No caso de gatos, recolher as fezes da caixa de areia, fazer a troca quando necessária e higienizar a caixa a cada troca. Sempre manter lavados e higienizados os comedouros e bebedouros e desverminar regularmente seu cão ou gato.

 
DICA: quando for levar seu cão para passear sempre leve junto uma sacola plástica para coletar as fezes. Com esse pequeno gesto você vai proteger os outros cães, e principalmente as crianças de se contaminarem, evitando assim, a transmissão de doenças. Tudo é uma questão de respeito e também de saúde! Agora você já sabe porque é importante manter o vermífugo em dia e tenho certeza que vai desverminar seu bicho direitinho!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!