No calor é muito importante manter seu animalzinho bem hidratado. As causas mais comuns de desidratação são o vômito e a diarreia. Em muitos casos, a causa desses distúrbios gastro intestinais é um protozoário denominado Giardia sp., cuja incidência é maior em cães.
A Giardíase é uma zoonose (doença transmitida de animais para animais ou humanos), por isso a importância de mantê-la longe do seu bichinho. Mesmo animais bem cuidados podem ser portadores desse protozoário. É muito frequente em filhotes, mas pode acometer os animais em qualquer idade.
Como ocorre a infestação?
A infestação ocorre pela ingestão dos parasitas. Isso pode ocorrer por ingestão de água contaminada, pela ingestão de alimentos contaminados ou pelo contato direto com fezes contaminadas. Essa doença também atinge nós humanos, principalmente as crianças pois vão em parquinhos, mexem em água e levam a mão a boca se contaminando.
Quais são os sintomas?
O animal infectado apresenta diarreia com cheiro forte, líquida, tem dor abdominal, prostração, e se a doença não for tratada leva à desidratação. É importante fazer exame das fezes periodicamente para detectar se há ou não a presença do protozoário no animalzinho.
Prevenção
É importante manter o vermífugo em dia e específico para Giardia sp, por isso sempre consulte um médico veterinário (leia nesse post a importância da vermifugação). No mercado pet, existe vacina também. Caso seu animalzinho tenha esse protozoário, retire as fezes com luvas e sempre passe um desinfetante específico no local. Trate todos os pets da casa se necessário, pois é uma zoonose e as crianças são as mais afetadas, apresentando também diarreia e dor abdominal. Fique atento, se o seu bichinho apresentar diarreia, leve-o imediatamente ao veterinário para realizar os exames!
Um abraço da Dra Jacque!