Você sabia que é importante fazer o acompanhamento da gestação dos pets!?
Geralmente a gestação de gatinhas e cachorrinhas leva em torno de 60 a 63 dias. Nesse período é muito importante o acompanhamento do médico veterinário para evitar problemas durante o parto.
O veterinário deve ser informado desde o dia da cruza para calcular em média, quando será o nascimento dos filhotes. No dia a dia da clínica, em muitas vezes, nem mesmo o dono percebe quando seu animalzinho cruzou, é aí que surgem os problemas, pois só perto do nascimento dos filhotes que se percebe que a gatinha ou cachorrinha está prenha.
Cuidados durante a gestação
Durante a gestação, é importante que a futura mamãe tenha uma suplementação de nutrientes, que pode ser encontrada nas rações e em produtos específicos como comprimidos, sempre indicado pelo médico veterinário. A ultrassonografia é um exame importante a ser feito também, pois através dela observa-se a quantidade e o tamanho dos filhotes, o posicionamento dos fetos, se há sofrimento fetal ou não, e nesse caso é indicado uma cesariana urgente.
Possíveis complicações
Um dos problemas graves que podem surgir durante a gestação é a eclampsia, também chamada de tetania puerperal, ela ocorre devido à baixa de cálcio no organismo da fêmea, decorrente à formação dos filhotes e à produção do leite, por isso a importância da suplementação de cálcio sempre indicada pelo veterinário. Durante a eclampsia, a fêmea chega ter até convulsões e tem que ser levada imediatamente para atendimento veterinário, pois corre o risco de morrer.
Após o parto
Depois que os filhotes nascerem, serão mais 45 dias com a mamãe, para depois serem liberados para os futuros donos. Dá trabalho, não é mesmo!? Portanto pense muito bem se quiser que a sua gatinha ou cachorrinha tenha filhotes e sempre procure a orientação do médico veterinário, fica a dica!
Um abraço da Dra Jacque!