Gestação nos pets

gestacao-nos-pets

Você sabia que é importante fazer o acompanhamento da gestação dos pets!?
Geralmente a gestação de gatinhas e cachorrinhas leva em torno de 60 a 63 dias. Nesse período é muito importante o acompanhamento do médico veterinário para evitar problemas durante o parto.

O veterinário deve ser informado desde o dia da cruza para calcular em média, quando será o nascimento dos filhotes. No dia a dia da clínica, em muitas vezes, nem mesmo o dono percebe quando seu animalzinho cruzou, é aí que surgem os problemas, pois só perto do nascimento dos filhotes que se percebe que a gatinha ou cachorrinha está prenha.

 

Cuidados durante a gestação

Durante a gestação, é importante que a futura mamãe tenha uma suplementação de nutrientes, que pode ser encontrada nas rações e em produtos específicos como comprimidos, sempre indicado pelo médico veterinário. A ultrassonografia é um exame importante a ser feito também, pois através dela observa-se a quantidade e o tamanho dos filhotes, o posicionamento dos fetos, se há sofrimento fetal ou não, e nesse caso é indicado uma cesariana urgente.

 

Possíveis complicações

Um dos problemas graves que podem surgir durante a gestação é a eclampsia, também chamada de tetania puerperal, ela ocorre devido à baixa de cálcio no organismo da fêmea, decorrente à formação dos filhotes e à produção do leite, por isso a importância da suplementação de cálcio sempre indicada pelo veterinário. Durante a eclampsia, a fêmea chega ter até convulsões e tem que ser levada imediatamente para atendimento veterinário, pois corre o risco de morrer.

 

Após o parto

Depois que os filhotes nascerem, serão mais 45 dias com a mamãe, para depois serem liberados para os futuros donos. Dá trabalho, não é mesmo!? Portanto pense muito bem se quiser que a sua gatinha ou cachorrinha tenha filhotes e sempre procure a orientação do médico veterinário, fica a dica!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!