Festa de Natal e os cuidados com os bichos

festa-de-natal-e-os-cuidados-com-os-bichos

Está chegando o Natal, e junto com ele as comemorações em família, os presentes e a ceia. Como os bichinhos fazem parte da família, com certeza estarão juntos nesta festa.

 

Cuidados com a alimentação

Quando tem muitas pessoas por perto, os animais de estimação gostam de aprontar, assim como as crianças, por isso tem que ficar atento a eles também. Na hora da ceia, parece que eles tem um magnetismo pela mesa e adoram ficar por ali, rodeando, para ver se sobra algum pedacinho de pernil, chester, tender, que alguém com “peninha” resolve dar. Tem que tomar muito cuidado pois um simples pedacinho desses alimentos podem causar um estrago enorme no sistema digestivo dos animais, como uma gastroenterite hemorrágica.

É muito comum os pets no dia de Natal irem parar em clínicas e hospitais veterinários devido a esse “pedacinho” do alimento da ceia. Então para evitar esse tipo de problema tenha sempre em mãos um petisco próprio para pets, que não irá causar nenhum dano à saúde dele.

 

Cuidados com os enfeites de Natal

Outro cuidado é com a árvore de Natal, eles adoram brincar em volta, pensam que as bolinhas são brinquedos, principalmente os gatinhos. É muito comum derrubarem a árvore. Os pisca-piscas também são perigosos, pois o bichinho pode levar um choque. Se puder, mantenha seu pet afastado da árvore de Natal quando ela estiver com os pisca-piscas ligados.

 

Cuidados com as roupinhas 

Se você pretende colocar uma roupinha no seu animal de estimação, verifique se está confortável, se não incomoda, porque como estamos no verão, a roupa inadequada para o animalzinho pode causar mal estar e até hipertermia.

 

Seguindo essas dicas com o seu bichinho, todos vão poder aproveitar com muita alegria e felicidade a festa de Natal! Desejo a você e a todos os bichinhos um Feliz Natal!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!