Dúvidas frequentes de donos de pets

dúvidas-frequentes-de-donos-de-pets

Os donos de pets tem muitas dúvidas sobre como cuidar melhor do seu animalzinho.

Separei as dúvidas mais frequentes de donos de pets no dia a dia da clínica, quem sabe é a sua dúvida também, não é mesmo?!

Confiram abaixo:

1) Em que época do ano é melhor aplicar o antipulgas nos pets?

Os produtos antipulgas devem ser aplicados durante o ano inteiro e sempre conforme o peso do animal. O controle de pulgas e carrapatos é muito importante pois evita a transmissão de doenças sérias para os animais e as pessoas. Em caso de dúvida, consulte um médico veterinário.

 

2) É verdade que os cães e gatos também tem gripe?

Sim, em cães é denominada de Gripe Canina ou Tosse dos Canis, e nos gatos é a Rinotraqueíte Viral Felina. Cães e gatos vacinados corretamente não contraem essas doenças. As vacinas devem ser realizadas sempre por um médico veterinário. É uma doença que pode acometer os animaizinhos durante o ano inteiro, não somente no inverno. Nas épocas mais quentes do ano, principalmente se o pet não for vacinado, essa doença pode aparecer no bichinho sim.

 

3) O que são zoonoses?

As zoonoses são doenças transmissíveis entre os animais e o homens. As mais comuns são sarna sarcóptica, fungos e as zoonoses verminoticas. Animais bem cuidados e levados regularmente ao médico veterinário, dificilmente transmitem as zoonose. É importante sempre manter em dia o vermífugo, as vacinas e os antiparasitários, como os produtos contra pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas.

Quer saber mais a respeito das zoonoses? Clique aqui!

 

4) Queria saber o que é o “Bicho Geográfico”?

Quando os pets estão com o verme Ancylostoma sp e defecam em parques e na areia da praia, eliminam ovos que mais tarde transformam-se em larvas infectantes. Essas larvas estão prontas para penetrar na pele dos animais e pessoas. Nos pets causará uma verminose intestinal e nos seres humanos, o BICHO GEOGRAFICO. Por isso é importante desverminar regularmente os animaizinhos e sempre coletar as fezes, para não contaminar o ambiente com este tipo de verme e outros também. Recolher as fezes que os animais deixam nas ruas, parques ou até mesmo na areia da praia, é uma questão de conscientização e educação!

 

5) Mosquitos podem transmitir doenças para os pets?

Sim, a picada dos mosquitos podem transmitir sérias doenças para os animaizinhos. E além disso, transmitem para os humanos também. É importante manter seu bichinho muito bem protegido de mosquitos. Existem no mercado pet excelentes produtos que repelem os mosquitos para proteger os animaizinhos. As doenças mais graves transmissíveis pelos mosquitos são: a Leishmaniose e a Dirofilariose. Fique atento e converse com o médico veterinário para esclarecer suas dúvidas.

Saiba mais a respeito da Leishmaniose clicando aqui!

Saiba mais a respeito da Dirofilariose clicando aqui!

 

Temos que cuidar da saúde dos bichinhos, pois assim estaremos cuidando também da saúde da família inteira.

Espero que tenham gostado e compartilhem este post para que mais donos de pets cuidem melhor de seus animaizinhos!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!

Utilizamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência de compra. Ao continuar navegando em nosso site, você está de acordo conforme nossa política quanto a utilização de cookies.