Doenças oftalmológicas em cães e gatos

doenças-oftalmologicas-nos-pets

Você sabia que cães e gatos também podem apresentar doenças oculares? Nesses casos, é importante consultar um médico veterinário especialista. Geralmente, o proprietário do bichinho não percebe de início quando seu pet está com algum problema nos olhos. Então separei algumas dicas importantes, referentes aos sinais e sintomas, para você detectar quando seu cão ou gato pode ter algum problema nos olhos.

 

Sinais e sintomas de possíveis doenças oftalmológicas nos pets

  • presença de corrimento ocular, pus frequente, que pode ser uma infecção causada por vírus ou bactérias e também pode ser causada por alergia ou trauma;
  • pálpebras inchadas, que podem ser ocasionadas por alergia, infecção ou até mesmo picada de insetos e abelhas;
  • aumento do globo ocular;
  • dor na região dos olhos;
  • vermelhidão na conjuntiva (olhos vermelhos);
  • aumento da pupila;
  • opacidade do cristalino (olho esbranquiçado), pode ser indicativo de catarata.

 

As doenças oftalmológicas em cães e gatos exigem um cuidado importante, principalmente porque é o proprietário que dará continuidade do tratamento em casa. A medicação deve ser seguida à risca, tudo como o médico veterinário receita e recomenda. O acompanhamento da evolução do tratamento é primordial para a recuperação do animalzinho. Em alguns casos, o tratamento pode ser cirúrgico também.

 

Uma dica importante: jamais utilize aquele colírio que você utiliza (para humanos), ou aquele colírio que está guardado, que foi utilizado no cão ou gato num tratamento lá atrás, isso é muito perigoso para a saúde dele. Já vi muito dono de pet provocar uma úlcera de córnea no seu animalzinho, por utilizar colírios que estavam em casa, pois não quiseram levar o pet para uma consulta. Todo o cuidado é pouco quando se refere aos olhos dos bichinhos, fique atento, e qualquer problema que você perceba, leve-o imediatamente ao médico veterinário!

 

A Farmácia de Bicho.com possui os mais variados medicamentos e produtos para tratamento de doenças oftalmológicas em cães e gatos, confira!

 

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!