Dicas especiais para cuidar do aquário do seu peixe de estimação

Manter um aquário saudável é um hobby custoso, porém muito recompensador

Peixes são geralmente associados à paz e à tranquilidade, mas manter o aquário de seu peixinho demanda tempo e atenção. A complexidade em criar um ecossistema único para seu pet aquático é um dos principais empecilhos na manutenção de um aquário. Confira abaixo algumas dicas para manter a “casa” do seu peixinho em ordem.

Cuidado com a qualidade da água

É muito fácil manter a água do seu aquário saudável, basta um pouco de organização. Checar a temperatura todos os dias é recomendado, já que existem peixes sensíveis a pequenas mudanças. Da mesma forma, é importante fazer a manutenção de bombas e filtros e uma limpeza de possíveis resíduos de algas todos os meses. É indispensável também a remoção de cerca de 25% de água do aquário e sua reposição por água sem cloro. Lembrando que a água de torneira só pode ser utilizada se for devidamente condicionada com produto específico para esse fim, caso contrário nunca se deve fazer uso de água encanada.

Atenção à decoração

Existem várias opções disponíveis para decorar o ambiente de seu peixinho, portanto todo cuidado é pouco. Plantas trazem mais vida, além dar mais autenticidade para seu aquário. Porém, a beleza deste tipo de decoração traz consigo a necessidade de luzes e produtos especiais.

Uma opção viável são as plantas falsas, geralmente feitas de plástico, que podem integrar o ambiente com muita naturalidade se forem bem escolhidas. Só é preciso ter cautela nas diversas decorações disponíveis, para que seu pet tenha bastante espaço livre para nadar.

Limpeza do filtro 

A filtragem da água é essencial para seus pets, por isso não deve ser negligenciada. Existem dois tipos de filtros que podem ser usados no seu aquário, internos e externos. A limpeza de filtros interiores é necessária em média a cada quinze dias, já a de filtros externos pode ser efetuada de dois a três meses. 

A manutenção do seu sistema de filtragem pode variar muito, já que a quantidade de peixes e tamanho do aquário influenciam diretamente na capacidade do filtro. Portanto, o ideal é ficar atento ao funcionamento e observar se existe sujeira acumulada.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o lar de seus pets, confira a nossa seção repleta de produtos especiais para seus peixinhos.

 

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!