Dermatite solar nasal

dermatite-solar-nasal-dica-do-dia

A Dermatite solar nasal é uma reação causada na pele despigmentada e sem pelos. Normalmente tem início com a pele vermelha, causando na sequência a descamação. Em alguns casos, pode até causar ulceras. Se o dono não cuidar e tratar das lesões, pode evoluir para um carcinoma, que é um câncer sério de pele. Isto ocorre quando os pets ficam expostos muito tempo aos raios solares. Cães e gatos de pelagens claras e com áreas sem pelo, são mais susceptíveis a Dermatite solar nasal. Algumas raças predispostas são: Collie, Border Collie, Poodle, Maltês e Pit Bull. Em gatos deve se ter cuidado com os de pelagem clara e branca.

 

Prevenir é muito fácil

O importante é aplicar protetor solar específicos para os pets. Existem no mercado diversos produtos para a proteção dos raios solares, é só consultar um médico veterinário que ele vai indicar corretamente um para o seu animalzinho. A aplicação do protetor solar deve ser feita principalmente no focinho e ponta da orelhas, e também em áreas sem pelo, por isso as vezes é necessária a aplicação também em animais tosados. Existem no mercado pet, alguns shampoos que possuem protetor solar para o pelo, evitando que ele fique ressecado e queimado, devido à exposição solar!

 

Evite sair nas horas mais quentes do dia (entre 10hs e 16hs). Esta é uma dica que vale inclusive para nós, humanos, não é mesmo!?

 
Lembre-se: prevenir é o melhor remédio! Seu pet agradece e até a próxima dica!

 

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!