A Dermatite solar nasal é uma reação causada na pele despigmentada e sem pelos. Normalmente tem início com a pele vermelha, causando na sequência a descamação. Em alguns casos, pode até causar ulceras. Se o dono não cuidar e tratar das lesões, pode evoluir para um carcinoma, que é um câncer sério de pele. Isto ocorre quando os pets ficam expostos muito tempo aos raios solares. Cães e gatos de pelagens claras e com áreas sem pelo, são mais susceptíveis a Dermatite solar nasal. Algumas raças predispostas são: Collie, Border Collie, Poodle, Maltês e Pit Bull. Em gatos deve se ter cuidado com os de pelagem clara e branca.
Prevenir é muito fácil
O importante é aplicar protetor solar específicos para os pets. Existem no mercado diversos produtos para a proteção dos raios solares, é só consultar um médico veterinário que ele vai indicar corretamente um para o seu animalzinho. A aplicação do protetor solar deve ser feita principalmente no focinho e ponta da orelhas, e também em áreas sem pelo, por isso as vezes é necessária a aplicação também em animais tosados. Existem no mercado pet, alguns shampoos que possuem protetor solar para o pelo, evitando que ele fique ressecado e queimado, devido à exposição solar!
Evite sair nas horas mais quentes do dia (entre 10hs e 16hs). Esta é uma dica que vale inclusive para nós, humanos, não é mesmo!?
Lembre-se: prevenir é o melhor remédio! Seu pet agradece e até a próxima dica!
Um abraço da Dra Jacque!