Sem os cuidados corretos, seu bichinho pode sofrer com doenças respiratórias, osteoarticulares e oculares. Saiba quais são as medidas necessárias para o inverno
Os bichinhos sofrem no inverno tanto quanto nós, seres humanos. A mudança causada pela queda de temperatura e diminuição na umidade podem afetar, e muito, seu pet. Disfunções respiratórias, osteoarticulares e oculares podem acontecer, desenvolvendo sintomas como febre, tosses, espirros e secreção nasal.
Devemos sempre apostar na prevenção, a fim de evitar que doenças cheguem ao seu bichinho. Confira algumas dicas de cuidados com seu pet no inverno!
5 dicas para cuidar do seu bichinho no inverno
Proteção
Os animais devem ficar longe do vento e da chuva! Logo, providencie casinhas, cobertas e roupas de frio para este período. Na hora dos passeios, além de vestir os animais (principalmente os magros e de pelo curto, como pinscher ou teckel), opte por locais que não sejam expostos ao vento e à chuva.
Além disso, o pelo é uma proteção natural do bichinho contra mudanças bruscas de temperatura. Neste período, evite tosar seu pet, pois a pelagem longa é um dos itens que mais protegem seu animal.
Vacinas
Para animais domésticos, as pneumonias bacterianas são extremamente comuns no inverno. Logo, as vacinas devem estar em dia, evitando passeios em locais com muitos animais!
Além disso, é comum a contração de traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis. Esta doença é altamente contagiosa e perigosa, principalmente entre idosos e filhotes.
Exercícios físicos
Assim como nós, os animais tendem a demonstrar menos disposição para atividades físicas durante o inverno. Procure incentivar e estimular brincadeiras que o façam gastar a energia acumulada, além de dar passeios com pequenas corridas na hora mais quente do dia, evitando o início da manhã e o final da noite.
Banhos
Diminua a frequência dos banhos, optando por dias com temperatura mais amena. A água do banho deve ser morna e, logo depois, o bichinho deve secar-se totalmente, sem ficar exposto ao clima.
Com esses pequenos cuidados, seu pet estará protegido do inverno, aguardando ansiosamente pelo amado verão.