Cuidados ao adquirir um filhote!

cuidados-ao-adquirir-um-filhote

Pensando em adquirir um filhote?

Aqui vão algumas dicas, seja um filhote de cachorro ou gato, mesmo que não seja seu primeiro animal, alguns cuidados devem ser levados em conta antes da escolha.

Assista o vídeo abaixo para saber quais os cuidados ao adquirir um filhote

A primeira coisa a ser feita é pensar no ambiente em que o animal irá viver, se é casa ou apartamento, qual o tamanho do espaço e se tem área verde.

Em segundo lugar você deve saber com quem esse animal irá conviver diariamente, se com crianças, adultos ou idosos. Só então você poderá determinar quais as características físicas e comportamentais ideais que o animal deve ter.

Se você optar por um animal de raça, fica mais fácil de saber qual o tipo de comportamento é comum daquela raça, qual o porte que o bicho terá quando adulto e quais as doenças comuns da raça.

Lembrando que todo animal tem sua personalidade individual que pode ser diferente das características temperamentais comuns da raça em particular.

Se você optar em adotar um animal sem-raça-definida fica mais difícil de saber quais as características do bicho, mas você pode consultar a pessoa que o retirou das ruas, e tentar saber informações sobre os pais do animal, para ter uma noção do porte que o animal terá quando adulto.

 

Cuidados básicos que devem ser tomados antes de adquirir um filhote

– procurar criadores idôneos da raça escolhida ou abrigo para animais (ONG) que tenham um médico veterinário responsável;

– verificar as condições de higiene do local da venda;

– o filhote deve estar com o pêlo brilhante e limpo;

– olhos, ouvidos e nariz devem estar livre de secreções;

– a vacinação e desverminação tem que estar em dia e documentadas na carteirinha de vacinação feita por um médico veterinário;

-saber qual o tipo de alimento está sendo dado para o filhote até o momento da compra ou adoção, para não mudar radicalmente a alimentação;

-ter o contrato de compra e venda ou adoção;

-e depois disso, levá-lo o quanto antes para sua primeira consulta ao médico veterinário.

 

Guarda Responsável

Antes de adquirir um animalzinho é importante ter a consciência que um pet vive em torno de 10 a 15 anos, precisa de espaço, tempo para brincadeiras e passeios, gastos com sua saúde e alimentação. Existem muitos animais abandonados por terem sido comprados por impulso. Eles são seres indefesos e totalmente dependentes, além de serem amigos fiéis, por isso merecem todo o nosso respeito!

Ao invés de comprar um cãozinho ou gatinho, por que não adotar? ADOTE um amigo, existem muitos animaizinhos precisando de um lar, tenho certeza que você não irá se arrepender!

Em breve você poderá ajudar a farmácia de bicho no seu projeto social, torne-se um amigo de bicho você também!

 

Onde comprar Shampoo Hipoalergênico e Vermífugo para filhotes

No vídeo são recomendados alguns produtos específicos para filhotes como o Shampoo Hipoalergênico Hipoalersyn e o Vermífugo Basken Suspensão.

Na Farmácia de Bicho.com você encontra esses produtos e muitos outros com o melhor preço e total segurança de compra! Além disso você não precisa nem sair de casa pois fazemos entregas em todo o Brasil!

 

Até o próximo post!

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!