Conheça a sarna de ouvido em cães – Sarna Otodécica

sarna-otodecica-voce-sabia

Sarna Otodécica é uma sarna de ouvido causada pelo ácaro Otodectis cynotis, altamente contagiosa, provocando uma coceira intensa no animal.

 

Como saber se meu cachorro está com sarna de ouvido?

A principal característica desta sarna é a presença de um cerume de coloração marrom escura dentro do conduto auditivo. O animal chacoalha bastante a cabeça, tentando amenizar esta coceira. O diagnóstico é feito através de um exame clínico minucioso e também através da coleta do cerume para exame laboratorial, onde se detecta a presença do ácaro.

Se tiver mais animais no mesmo ambiente, é importante observar se os outros animais também não estão contaminados. A transmissão ocorre pelo contato direto entre os animais e essa sarna não é transmitida para seres humanos.

 

Como tratar a Sarna Otodécica?

O tratamento consiste na limpeza do conduto auditivo, com aplicação de produtos específicos para este tipo de sarna. Percebeu que o seu bichinho, coça demais a região da orelha, leve-o para uma consulta veterinária, só assim, seu pet terá um tratamento adequado. É necessário acompanhamento do tratamento, para evitar reinfestação.
Hoje em dia, existem no mercado Pet, produtos que se aplicados mensalmente nos bichinhos, evitam este tipo de sarna, por isso a orientação de um médico veterinário é necessária.

 
Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!