Como ensino meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Ensinar a fazer as necessidades no lugar certo é um grande dilema na vida dos donos de cães. Quando o animal é mais novo, o treinamento é mais fácil, porém, isso não quer dizer que seja impossível treinar um cachorro já adulto, desde que se tenha paciência.

O primeiro passo é determinar um local onde você queira que seu cachorro faça as suas necessidades, pois, fica mais fácil associar o jornal ou fralda higiênica a um lugar específico. Você precisa ficar com seu cachorro por bastante tempo e mantê-lo sempre próximo ao local estipulado, dirigindo-o até lá sempre que perceber que ele vai urinar ou defecar.

Inicialmente, cubra a maior área possível deste local estipulado com o jornal ou a fralda, para que o ‘alvo’ seja mais fácil de acertar neste início de treinamento. Sem brigar ou repreender, pegue o cachorro durante o ato de urinar ou defecar, coloque-o no local desejado e faça carinho, mostrando a ele que este é o local certo. Recompensas também podem ser uma boa ideia quando o pet fizer suas necessidades no lugar correto.

Se depois de mostrar algumas vezes o local correto e o cão ainda fizer xixi e cocô no lugar errado, inicia-se a fase da repreensão através de algum estímulo negativo. Bronca, barulho desconfortável ou borrifada de água no rosto do cão podem ser ações adotadas sempre que ele for pego no ato de fazer suas necessidades fora do lugar. Leve-o, em seguida, ao lugar certo e faça carinho, estimulando-o positivamente (também com recompensas), mostrando a ele que ali é, de fato, o local apropriado.

Conforme o animal for se adaptando, vá diminuindo, aos poucos, a área de jornal ou fralda, continuando com o treinamento da mesma forma até que se torne algo natural para o cachorro fazer xixi e cocô no local determinado.

Autor: Clikss

Compartilhe este post

1 Comentário

  1. Boas dicas

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coprofagia – Animais que comem fezes - Blog - Farmácia de Bicho | Blog - Farmácia de Bicho - […] Se você quer ensinar seu cachorro a fazer as necessidades do lugar certo leia essa publicação! […]

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!