Afinal, por que os cães comem cocô?
A coprofagia é um distúrbio comportamental mais comum em cães, porém pode acontecer com gatos também. Nesse distúrbio o animal ingere as próprias fezes ou as fezes de outro animal, podendo ser da mesma espécie ou não. Porém esse comportamento não foi totalmente desvendado por especialistas, listamos algumas possíveis causas abaixo.
Causas/Razões
Se você verificar esse hábito no seu animal de estimação é importante levar ao médico veterinário, pois apenas o profissional poderá identificar qual a razão e quais as formas de tratamento mais adequadas para cada caso. São diversos os fatores que podem causar esse distúrbio nos animais como os fatores psicológicos e os fatores de saúde listados a seguir.
-Fatores psicológicos: para chamar a atenção do dono, ansiedade, medo, estresse, para esconder do dono por possível punição, fome, tédio, instinto materno, e até para manter o ambiente mais limpo se o lugar que ele se alimenta fica muito próximo do lugar que ele faz suas necessidades.
-Fatores de saúde: deficiência de nutrientes que pode ser causada por vermes, deficiência de enzimas digestivas e pancreáticas, má digestão, disfunções metabólicas, e até déficit de atenção e hiperatividade.
Riscos/Perigos
Se o animal come as próprias fezes não existem riscos de saúde significativos, porém se ele ingere as fezes de outros animais os riscos são maiores, pois ele pode se contaminar com bactérias, parasitas, vermes, zoonoses entre outros problemas que além de prejudicar sua saúde pode prejudicar a saúde de seus donos e de outros animais que convivem junto. Algumas das doenças que o animal pode adquirir comendo as fezes de outros animais podem ser perigosas e até fatais, por isso a importância de levar ao médico veterinário.
Como evitar
Assim que perceber o distúrbio do seu animal haja rapidamente para que isso não se torne um hábito pois ficará mais difícil de impedir a coprofagia. Temos algumas dicas para evitar que seu animal coma cocô:
-Mantenha o ambiente sempre limpo, não espere acumular xixi ou cocô para limpar.
-Não deixe a cama do animal nem os recipientes de água e comida próximo ao lugar onde ele faz suas necessidades.
-Alimente seu animal com uma dieta balanceada, de acordo com o porte e a idade, e procure dividir a porção diária em pelo menos duas refeições.
-Forneça exercícios físicos diários, leve-o para passear com coleira e deixe que ele faça suas necessidades com calma, assim que terminar o distraia para que não busque as próprias fezes.
-Quando o animal for comer cocô mostre para ele que aquele hábito é errado, chamando sua atenção com um alto e sonoro “não” toda vez que ele repetir o comportamento, porém cuidado para não brigar em excesso e em horas erradas.
-Alguns produtos podem auxiliar no adestramento do seu pet, verifique em nossa loja online
Se você quer ensinar seu cachorro a fazer as necessidades do lugar certo leia essa publicação!
Em caso de dúvida procure sempre um Médico Veterinário!