Cinomose – contágio, sintomas, tratamento e prevenção

 

cinomose-contagio-sintomas-tratamento-prevenção

A Cinomose é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, que acomete os cães. Animais de qualquer idade e não vacinados são susceptíveis a esta doença.

 

Como meu cão pode pegar Cinomose?

O contágio se dá através do contato com animais contaminados ou pelo ambiente contaminado. As pessoas também podem carregar o vírus através de roupas e sapatos, caso entrem em contato com animais infectados pela cinomose.

É muito importante evitar ao máximo esse contato, pois se você tem animais em casa, eles podem se contaminar também, ainda mais se forem filhotes.

 

Sintomas de um cão com Cinomose

Os principais sintomas são:

  • corrimento ocular;
  • corrimento nasal;
  • infecções respiratórias;
  • pneumonia;
  • vômito e diarreia;
  • febre;
  • paralisia dos membros posteriores;
  • convulsões.

 

Tratamento da Cinomose

O animal contaminado, mesmo com o tratamento adequado, em muitas vezes não resiste a esta doença. E quando sobrevive, apresenta sequelas para a vida inteira.

É necessário medicação direta e até fisioterapia para ele voltar a andar. A cinomose é uma doença horrível que causa muito sofrimento para o animalzinho, principalmente quando atinge o SNC (sistema nervoso central) levando o cão a ter convulsões.

 

Como prevenir a Cinomose?

A prevenção é a vacinação e sempre realizada pelo médico veterinário. O cão tem que estar em plena saúde para receber a dose de vacina.

Os filhotes devem receber três doses da vacina, com intervalos de 21 a 30 dias respectivamente, e depois o reforço é feito anualmente. Então, se você tem um animalzinho, mantenha a vacinação em dia, todo o cuidado é pouco em relação a esta doença! Cuide muito bem da saúde do seu Pet.

 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a Cinomose:

 

Se puder compartilhe este post, assim mais pessoas irão saber como prevenir seu bichinho da cinomose! Fica a dica!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!