Os bichinhos de estimação não são somente animais de companhia, hoje em dia eles fazem parte da família. Em muitos lares eles são os verdadeiros donos e reinam absolutamente. Muitos casais optam por ter um animalzinho de estimação, até mesmo antes de ter um filho.
Tem uma novidade bacana para os donos de pets, a partir do dia 7 de agosto, nos cartórios do estado do Paraná, os bichinhos de estimação poderão ser registrados. Isso é muito importante, pois na certidão de nascimento dos pets terão todos os dados dele, o que ajuda e muito no caso de perda ou roubo do bichinho e principalmente se houver uma separação do casal, onde os pets também entram na disputa judicial pela guarda deles. Esse tipo de registro com certeza é uma segurança a mais para os seus donos.
Informações necessárias para registro
O registro do animalzinho deve ser bem detalhado, com o maior número de informações possíveis, tais como:
-nome do animal
-espécie
-raça
-idade
-data de nascimento
-cor
-tamanho/porte
-foto do animal
-certificado de pedigree (se houver)
-caso tenha uma marca de nascimento ou cicatriz é importante detalhar também no registro.
Os documentos necessários dos donos dos bichinhos são: RG, CPF e comprovante de residência.
Cidades que do Paraná que terão esse serviço
Esse tipo de registro será realizado nos cartórios de Registros de Títulos e Documentos e as cidades que contarão com esse serviço são: Curitiba, Colombo, Campo Largo, Francisco Beltrão, Paranavaí, Fazenda Rio Grande e Maringá.
Os bichinhos de estimação agora poderão ter um registro, essa ideia é um projeto piloto ainda, mas espero que se espalhe pelo Brasil, estou torcendo para isso! Para ter um animalzinho de estimação, é preciso ser responsável pela vida dele!
Espero que tenham gostado dessa novidade e até a próxima!
Um abraço da Dra Jacque!