As 5 perguntas mais frequentes sobre pulgas

Imagem dica do dia

Os donos de pets tem muitas dúvidas sobre as pulgas, então separei as 5 perguntas mais frequentes que eles me fazem no dia a dia da clínica!

1)Se eu tenho 2 pets em casa, e somente um deles tem pulga, tenho que aplicar antipulgas nos 2?

Sim, tem que aplicar o antipulgas nos dois animaizinhos. Muitas vezes o proprietário dos pets visualiza a pulga em somente um bichinho, mas na verdade se um tem pulga, a probabilidade de outro ou mais pets da casa terem pulgas é enorme, então todos os bichinhos devem receber antipulgas, principalmente para fazer o controle.

2) Devo aplicar o antipulgas somente no verão?

O antipulgas deve ser aplicado durante o ano todo, e em todos os pets da casa, para evitar uma infestação no verão. Fazendo essa proteção anual contra as pulgas, também ajudará no controle do ambiente onde os bichinhos estão, evitando assim que ovos, larvas, e as pupas das pulgas se proliferem e infestem os bichinhos.

3) Pode aplicar o mesmo antipulgas em cães e gatos?

Não, existem antipulgas específicos para cães e os específicos para gatos. A aplicação do antipulgas é sempre feita conforme o peso do animal. Existem antipulgas que são de uso tópico e também os de via oral, em caso de dúvida, sempre é importante consultar um médico veterinário, pois ele indicará o produto ideal para o seu animalzinho.

4) O que as pulgas podem causar no meu pet?

Quando um cão ou gato está infestado com pulgas ele pode apresentar:

-anemia;

-estresse;

-dermatite alérgica a pulga, levando a uma coceira intensa, descamação, vermelhidão na pele e ainda queda de pêlos na região afetada;

-verminose denominada Dipilidiose, que também pode acometer os humanos.

Por isso é muito importante controlar esses parasitas no seu animalzinho.

5) Como meu pet tem pulgas, sendo que a minha casa não tem pulgas?

Essa é a pergunta mais frequente. Os donos de pets ficam horrorizados quando detecto pulgas no exame clínico ou falo que o bichinho está com dermatite alérgica a pulga. Geralmente os animaizinhos se infestam de pulgas durante o passeio, em contato com outros pets, as vezes no banho e tosa, no próprio ambiente onde vivem, então os bichinhos não estão livres de se infestarem, por isso é importante a aplicação de produtos antipulgas, para evitar que durante as saídas com o seu pet, ele não venha para casa com esses parasitas indesejáveis, não é mesmo?

 

Espero que tenham gostado dessas dicas e até a próxima!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!