Os animais, assim como acontece com seres humanos, também podem apresentar deficiência na locomoção. A origem pode ser congênita, nutricional, neoplásica (tumor), infecciosa ou traumática. A causa mais comum na clínica, é o atropelamento. Às vezes, o trauma causado é irreversível, tirando o movimento total das patinhas. Nos casos, onde a lesão é irreversível, a cadeirinha de rodas é o opção!
Raças com predisposição
Existe algumas raças que tem predisposição à hérnia de disco, como o Dachshund (linguicinha). É importante sempre ficar atento e evitar o sobrepeso nesta raça. Ao adquirir um pet de raça, é importante saber se na linhagem anterior existe algum animal que já teve problema devido à genética.
Tratamento
Antigamente, quando um animalzinho sofria um acidente, ou tinha alguma deficiência que o impossibilitasse de andar, o proprietário mandava sacrificar. Hoje como os pets fazem parte da família, eles são tratados de modo bem diferente. A tecnologia e a utilização de cadeirinha de rodas fazem com que eles tenham uma qualidade de vida muito boa e permaneçam mais tempo no convívio da família. Existem até pessoas que adotam estes pets especiais, muito legal isso!
Um abraço da Dra Jacque!