Animais Especiais

animais-especiais-voce-sabia

Os animais, assim como acontece com seres humanos, também podem apresentar deficiência na locomoção. A origem pode ser congênita, nutricional, neoplásica (tumor), infecciosa ou traumática. A causa mais comum na clínica, é o atropelamento. Às vezes, o trauma causado é irreversível, tirando o movimento total das patinhas. Nos casos, onde a lesão é irreversível, a cadeirinha de rodas é o opção!

 

Raças com predisposição

Existe algumas raças que tem predisposição à hérnia de disco, como o Dachshund (linguicinha). É importante sempre ficar atento e evitar o sobrepeso nesta raça. Ao adquirir um pet de raça, é importante saber se na linhagem anterior existe algum animal que já teve problema devido à genética.

 

Tratamento

Antigamente, quando um animalzinho sofria um acidente, ou tinha alguma deficiência que o impossibilitasse de andar, o proprietário mandava sacrificar. Hoje como os pets fazem parte da família, eles são tratados de modo bem diferente. A tecnologia e a utilização de cadeirinha de rodas fazem com que eles tenham uma qualidade de vida muito boa e permaneçam mais tempo no convívio da família. Existem até pessoas que adotam estes pets especiais, muito legal isso!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!