Hoje em dia os animais de estimação são considerados como membros da família, por isso é muito comum que eles estejam presentes também na hora das refeições da família. É nessa hora que temos que ter cuidado, pois eles adoram ficar ali por perto, rodeando a mesa, para comer o que o dono também está comendo. Alguns alimentos podem provocar alergia em cães e gatos, por isso tem que ter muito cuidado.
Principais sintomas da Alergia Alimentar em Cães e Gatos
Geralmente o animalzinho com alergia alimentar apresenta prurido (coceira) na região da face como orelhas e ao redor dos olhos, essa é a queixa principal, podem aparecer também eritema, escoriações, descamação, alopecia (falta de pêlo) pelo corpo do animalzinho.
Em gatos é importante observar também se ele apresenta vômito e diarréia com frequência, e irritação e alopecia ao redor dos olhos, pode ser devido à hipersensibilidade alimentar.
Percebeu qualquer uma dessas alterações no seu bichinho, leve-o para uma consulta. Somente o médico veterinário fará um diagnóstico preciso, pois existem outras doenças que causam sintomas parecidos à alergia alimentar.
Alimentos que podem causar Alergia Alimentar em Cães e Gatos
Saiba alguns alimentos que podem causar essa alergia em cães e gatos:
- leite
- peixes
- ovos
- alimentos enlatados
- trigo
- soja
- carne bovina
Raças de cães predispostas
As raças mais predispostas de cães a terem a alergia alimentar, também chamada de hipersensibilidade alimentar são:
- Cocker Spaniel
- Lhasa Apso
- Labrador
- Schnauzer
- Sharpei
- Boxer
- Poodle
Fique atento a esses sinais e sintomas do seu bichinho, e qualquer alteração, leve-o ao médico veterinário!
Dica importante: muito cuidado ao alimento que você dá ao seu pet!
Um abraço da Dra Jacque!