8 Cuidados básicos que se deve ter com os pets no dia a dia

8-cuidados-basicos-que-se-deve-ter-com-os-pets-no-dia-a-dia

Existem algumas dúvidas importantes que os futuros donos de pets tem, principalmente sobre os cuidados que se deve ter ao conviver com um animalzinho em casa, então separei as perguntas mais frequentes para esclarecer.

As principais perguntas são:

1)    Quais cuidados são necessários para manter um animalzinho dentro de casa?

R: Os cuidados básicos são:

-manter a vacinação em dia

-desverminar a cada 4 meses

-manter o ambiente limpo

-higienizar comedouros e bebedouros toda semana

-dar ração de boa qualidade

-ter tempo para passeios e brincadeiras

-levá-lo sempre ao médico veterinário.

 

2)    Há riscos para a saúde das pessoas e animais se não forem tomadas certas atitudes? Quais problemas podem acontecer?

R: O perigo são as zoonoses (doenças que podem ser transmitidas entre seres humanos e animais). As mais comuns são as verminoses, sarnas e micoses. Principalmente as crianças são as mais prejudicadas, pois frequentam parquinhos onde pode ter areia contaminada. A VACINAÇÃO E A DESVERMINAÇÃO são importantíssimas para evitar a transmissão de doenças como a leptospirose e giardíase.

 

3)    Como e com qual frequência deve ser o banho desses animais que vivem em casa?

R: Os banhos nos pets podem ser feitos em casa mesmo ou em pet shops, de preferência a cada quinze dias. Mas no verão pode ser feito a cada 7 ou 10 dias, sempre com produtos de boa qualidade específicos para os pets, nada de xampu para pessoas.

4)    Pode-se deixar o pet dormir na cama?

R: Hoje em dia os pets fazem parte da família, mas tem que se tomar muito cuidado com a higiene do seu animalzinho. Quando eles vão passear nos parques e na rua trazem nas patinhas muita sujeira e com certeza bactérias. É muito importante fazer a higienização das patinhas após os passeios, principalmente se o pet for dormir na cama com o seu dono, existem produtos especiais para isto. Manter a pelagem limpa também é importante. O IDEAL É QUE O PET TENHA SUA CAMINHA E SEU ESPAÇO PRÓPRIO.

5)    O animal deve ser obediente e domesticado para ter uma boa convivência dentro de casa?

R: Sim. Sabendo educá-lo direitinho e impondo limites é fácil a convivência. Caso o dono tenha dificuldades ou inexperiência sempre consulte um médico veterinário ou adestrador. Hoje em dia, muitos adestradores atendem à domicílio trazendo uma resposta rápida e positiva referente ao comportamento dos pets.

 

6)    Como deve ser o local para o animal fazer suas necessidades?

R: Se o pet estiver em uma casa provavelmente ele irá procurar a grama para fazer suas necessidades. No caso de apartamento existem os “banheirinhos” próprios para os pets. Para os gatos tem as caixinhas com areia própria e para os cãezinhos existem os tapetes higiênicos que possuem atrativo natural e ainda um neutralizador de odores.

 

7)    Após ele fazer xixi ou coco, quais os cuidados que devem ser tomados? Ele pode circular pela casa normalmente?

R: Após as necessidades é importantíssimo coletar as fezes dos animais usando luvas ou pazinhas apropriadas para a coleta. Para uma higiene completa pode-se aplicar no local produtos desinfetantes à base de amônia quaternária existentes no mercado. Pode circular normalmente pela casa sim.

 

8)    O animal não sente falta de um lugar ao ar livre?

R: Os animais precisam de espaço para brincadeiras e para se exercitarem, principalmente os que moram em apartamento. É importante também como para nós seres humanos, a exposição aos raios solares e sempre com moderação, é saudável. Caso o animalzinho fique em um espaço muito pequeno sem sair para passear pode apresentar estresse juntamente com distúrbios de comportamento.

 

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!