6 dúvidas sobre a saúde do seu pet

6-duvidas-sobre-saude-do-seu-pet

Confira algumas dúvidas frequentes dos donos de pets sobre a saúde do seu bicho:

 
1) É normal a cadela no cio ficar nervosa?

Devido às alterações hormonais, como o aumento do nível de estrogênio, as cadelas no cio podem ficar sim mais agitadas e irritadas, mas é uma fase passageira.

 
2) É possível cruzar um cão de porte pequeno com um cão de porte grande?

Uma fêmea de pequeno porte não é recomendado cruzar com um macho de grande porte. Pois é uma prenhes de risco. Pode ocorrer uma dilatação maior do útero e consequentemente será recomendado uma cesariana. Ainda tem a grande probabilidade de desenvolver uma eclampsia.

 
3) Os pelos da minha cachorra estão ficando brancos, ela está ficando idosa? Quais os cuidados que tenho que ter com ela?

Se o seu cãozinho tem seis anos ou mais, pode ser considerado idoso. A presença de pelos brancos é um dos indícios que a idade está chegando. Leve-o ao veterinário pelo menos duas vezes por ano, porque nessa fase da vida eles precisam de cuidados especiais!

 

4) Por que eu tenho que vacinar meu pet?

É importante vacinar seu cão ou gato porque existem sérias doenças que podem levar a morte o seu animalzinho, principalmente se ele não for vacinado. Existem doenças também que podem ser transmitidas para humanos, nesse caso é mais sério ainda. A vacinação deve ser feita pelo médico veterinário, que é o único profissional capacitado para fazer a aplicação correta e com o esquema de vacinação ideal para o bichinho.

 
5) É verdade que a raiva foi erradicada?

Não, isso é um mito que foi criado e a raiva é uma doença extremamente perigosa para os animais e humanos. O vírus está circulando sim, em todo o território nacional e é primordial que se mantenha a vacina do seu Pet em dia.

 
6) Eu preciso escovar o pelo do meu cachorro?

Se ele tem a pelagem longa, o ideal é escovar pelo menos 3 vezes na semana para não embolar. Animais de pelagem curta devem ser escovados no período de troca de pelo, sempre nas mudanças de temperatura como verão e inverno. Deve se ter uma escova específica para os pets, qualquer dúvida fale com um médico veterinário. É importante utilizar sempre produtos de qualidade na hora do banho do animalzinho, isso também facilita no momento da escovação quando o pelo já estiver seco.

 

Bem, essas foram algumas dúvidas, espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!