Quem tem um bichinho de estimação como parte da família sabe que a hora de viajar é sempre preocupante; seja por ter que encontrar um local adequado para deixar o seu pet com segurança ou para programar um trajeto na companhia do animal. No entanto, a gigantesca quantidade de lares com pets no Brasil (mais de 100 milhões) tem transformado o mercado ao longo dos últimos anos e, hoje, viajar com cachorro não é mais uma tarefa tão difícil quanto antigamente.
Para quem prefere deixar o pet mais perto de casa quando viaja, já há uma série de hotéizinhos e pet shops com serviços seguros de hospedagem – onde o cãozinho pode ser bem tratado e ficar por alguns dias com toda a tranquilidade. No entanto, também há uma série de opções para quem quer viajar com cachorro, e tanto empresas rodoviárias e aéreas como hotéis dos mais tradicionais já aceitam a presença de pets em suas dependências; facilitando muito a vida dos donos que não conseguem se separar de seus pequenos amigões.
Ao longo da última década, muitos estabelecimentos passaram a se intitular como ‘pet-friendly’, aceitando a hospedagem de pets junto com seus donos ou resevando espaços especiais em suas dependências para o abrigo de animais como cães e gatos. Até mesmo nomes reconhecidos já entraram nessa onda; e a tendência é de que esse tipo de estabelecimento ganhe cada vez mais espaço nos próximos anos.