Verme do Coração – Dirofilariose Canina

verme-do-coracao-dirofilariose-dica-do-dia

Dirofilariose, mais conhecida como verme do coração, é uma doença parasitária que pode afetar tanto cães e gatos como o homem. O parasita responsável por esta doença é a Dirofilaria imitis. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma considerável redução das funções cardíacas, dificuldades respiratórias e tose crônica.

 

Como meu pet pode pegar essa doença?

A transmissão faz-se através da picada dos mosquitos do gênero Aedes, Culex e Anopheles. Os mosquitos ingerem as microfilárias ao mesmo tempo que ingerem o sangue do cão contaminado. Os cães doentes são o principal reservatório da dirofilariose e permitem a propagação da doença. Quando o mosquito picar outro cão, as larvas penetram no corpo do animal. As larvas migram até as artérias pulmonares, onde se desenvolvem até o estágio adulto, demorando este processo até cerca de 6 meses.

 

Como saber se meu pet está com Dirofilariose?

Numa fase precoce da doença, o cão demonstra poucos sinais clínicos. Estes vão evoluindo com o tempo, sendo os principais: a tosse crônica, diminuição da tolerância aos exercícios e perda de peso. Posteriormente apresenta dificuldade ao respirar, febre podendo desenvolver líquido na cavidade abdominal(ascite). O diagnóstico é feito através de teste sorológico denominado TESTE DE ELISA. Quanto ao tratamento, o prognóstico não é muito bom. É prolongado, dolorido com injeções e medicamentos via oral.

É uma zoonose, caso o mosquito contaminado picar o homem, a Dirofilaria pode ficar encistada no pulmão e no exame de raio X vai aparecer nódulos como se fossem tumores. Somente após a retirada cirúrgica destes “nódulos” é que se observa o verme encapsulado.

A melhor coisa a se fazer é prevenir a picada dos mosquitos transmissores com produtos repelentes contra mosquitos juntamente com produtos que diminuem o nível de microfilárias circulantes dos animais contaminados!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!