Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo em cães

sindrome-de-cushing-hiperadrenocorticismo-em-caes

Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo é uma doença endócrina resultante de excesso de cortisona no organismo. Acomete com mais frequência cães de meia idade a idosos.

Como o Hiperadrenocorticismo funciona?

O Hiperadrenocorticismo é caracterizado por um conjunto de manifestações clínicas geralmente associadas ao aumento da concentração do Cortisol (o glicocorticóide mais importante no organismo de cães e gatos).

Este aumento tem duas causas básicas:

TUMORES NA HIPÓFISE – em 85% dos casos. Conhecido como Hiperadrenocorticismo hipófise-dependente: Estes tumores na glândula hipófise (pequena glândula que fica na base do cérebro) são em geral pequenos (microadenomas) e benignos. Esse tumor produz grande quantidade de ACTH, que é responsável pela produção de cortisol. Quanto maior for a produção de ACTH, maior será a produção de cortisol. É a forma mais comum da doença.

TUMORES NAS ADRENAIS – em 15% dos casos. Conhecido como Hiperadrenocorticismo adrenal-dependente: Estes tumores na glândula adrenal tem chances semelhantes de serem benignos ou malignos, e fazem com que a produção de cortisol fique aumentada.

Esses dois tipos da doença fazem com que a produção de cortisol aumentada provoque o início dos sinais clínicos no animal.

Como saber se meu cão é portador de Hiperadrenocorticismo?

Cães de raças pequenas e idosos possuem maior predisposição para desenvolver a doença. Os principais sintomas são:

• Polidipsia (aumento na ingestão de água);
• Poliúria (aumento na freqüência urinária) e possível incontinência;
• Polifagia (apetite exacerbado);
• Aumento de volume abdominal (Abdômen pendular);
Pele fina;
Queda de pelos em regiões específicas do corpo;
• Dermatopatias recorrentes (doenças de pele recidivantes);
Atrofia muscular;
Letargia (prostração);
• Hiperpigmentação da pele (pele escura).

Esses sintomas são muito semelhantes a outras doenças, então caso haja suspeita, o médico veterinário deve fazer exames específicos para o diagnóstico correto.

 

Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Cushing?

Alguns exames (tais como hemograma e bioquímico, exame de urina, Ultrassom de abdômen) são necessários para a confirmação do diagnóstico, além de testes funcionais, tais como teste de supressão com dexametasona ou teste de estimulação com ACTH. Apenas um médico veterinário poderá fazer o diagnóstico preciso.

 

Como é feito o tratamento do Hiperadrenocorticismo?

A boa notícia é que essa doença é tratável, com medicamentos que normalizam os níveis de Cortisol, permitindo aos pacientes terem uma vida normal, sem os prejuízos para saúde decorrentes da doença.

Atualmente, o medicamento mais moderno e indicado no tratamento do Hiperadrenocorticismo é o Vetoryl, um medicamento importado a base de trilostano. Estudos científicos demonstraram que o trilostano é altamente eficaz no controle dos sinais clínicos do Hiperadrenocorticismo em cães o por períodos prolongados.

Vetoryl reduz os níveis circulantes de cortisol resolvendo os sinais clínicos. As doses recomendadas tem um efeito mais seletivo sobre a produção de cortisol. O acompanhamento do Médico Veterinário Endocrinologista é fundamental para chegar à dose ideal sem causar uma baixa excessiva do Cortisol.

 

Onde comprar Vetoryl?

Em nossa loja online Farmácia de Bicho.com você encontra Vetoryl com o melhor preço e total segurança de compra! Além disso você não precisa nem sair de casa pois fazemos entregas em todo o Brasil!

Temos disponível para compra as 3 apresentações de Vetoryl, clique aqui e confira!

Vetoryl 60mg 30 cápsulas Dechra

Vetoryl 30mg 30 cápsulas Dechra

Vetoryl 10mg 30 cápsulas Dechra

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

4 Comentários

  1. Minha velhinha Keite de 14 anos tem esta doença. Efetuamos o tratamento com Vetoryl. Hoje ela esta ótima comparado anteriormente a termos descoberto a doença. Indico e peço a todos, veem que seu animal esta se comportando de forma estranha ou seu corpo esta fora do normal leve ao veterinário. Pois essa doença ela mata aos poucos, definha o animal até morrer. Isso é horrível para ele. Tendo o diagnóstico em mãos, dando a ração + Vetoryl. Ela irá ter uma vida saudável e longa ao lado dos seus donos.

    Responder
    • Oi Deise, meu maltez de 12 anos está com suspeita dessa doença e estou bastante preocupada.
      Ainda não está fazendo tratamento para hiperadrenocorticismo, mas estou cuidando do fígado.
      Vc fala de “ração “.Pode me dizer o que está dando pra sua Keite?
      E que bom ter nos contado sobre a melhora dela.
      São anjinhos e merecem todo cuidado, não é?
      Abraços e que sua bb tenha mtos anos de vida!

      Responder
  2. A notícia ruim é que este medicamente é caríssimo, só quem tem condições financeiras elevadas é que consegue manter o tratamento do seu pobre cãozinho.

    Responder
  3. Meu Dog velhinho vai fazer exames, tem praticamente todos os sintomas.

    Responder

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!

Utilizamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência de compra. Ao continuar navegando em nosso site, você está de acordo conforme nossa política quanto a utilização de cookies.