A Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo é uma doença endócrina resultante de excesso de cortisona no organismo. Acomete com mais frequência cães de meia idade a idosos.
Como o Hiperadrenocorticismo funciona?
O Hiperadrenocorticismo é caracterizado por um conjunto de manifestações clínicas geralmente associadas ao aumento da concentração do Cortisol (o glicocorticóide mais importante no organismo de cães e gatos).
Este aumento tem duas causas básicas:
– TUMORES NA HIPÓFISE – em 85% dos casos. Conhecido como Hiperadrenocorticismo hipófise-dependente: Estes tumores na glândula hipófise (pequena glândula que fica na base do cérebro) são em geral pequenos (microadenomas) e benignos. Esse tumor produz grande quantidade de ACTH, que é responsável pela produção de cortisol. Quanto maior for a produção de ACTH, maior será a produção de cortisol. É a forma mais comum da doença.
– TUMORES NAS ADRENAIS – em 15% dos casos. Conhecido como Hiperadrenocorticismo adrenal-dependente: Estes tumores na glândula adrenal tem chances semelhantes de serem benignos ou malignos, e fazem com que a produção de cortisol fique aumentada.
Esses dois tipos da doença fazem com que a produção de cortisol aumentada provoque o início dos sinais clínicos no animal.
Como saber se meu cão é portador de Hiperadrenocorticismo?
Cães de raças pequenas e idosos possuem maior predisposição para desenvolver a doença. Os principais sintomas são:
• Polidipsia (aumento na ingestão de água);
• Poliúria (aumento na freqüência urinária) e possível incontinência;
• Polifagia (apetite exacerbado);
• Aumento de volume abdominal (Abdômen pendular);
• Pele fina;
• Queda de pelos em regiões específicas do corpo;
• Dermatopatias recorrentes (doenças de pele recidivantes);
• Atrofia muscular;
• Letargia (prostração);
• Hiperpigmentação da pele (pele escura).
Esses sintomas são muito semelhantes a outras doenças, então caso haja suspeita, o médico veterinário deve fazer exames específicos para o diagnóstico correto.
Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Cushing?
Alguns exames (tais como hemograma e bioquímico, exame de urina, Ultrassom de abdômen) são necessários para a confirmação do diagnóstico, além de testes funcionais, tais como teste de supressão com dexametasona ou teste de estimulação com ACTH. Apenas um médico veterinário poderá fazer o diagnóstico preciso.
Como é feito o tratamento do Hiperadrenocorticismo?
A boa notícia é que essa doença é tratável, com medicamentos que normalizam os níveis de Cortisol, permitindo aos pacientes terem uma vida normal, sem os prejuízos para saúde decorrentes da doença.
Atualmente, o medicamento mais moderno e indicado no tratamento do Hiperadrenocorticismo é o Vetoryl, um medicamento importado a base de trilostano. Estudos científicos demonstraram que o trilostano é altamente eficaz no controle dos sinais clínicos do Hiperadrenocorticismo em cães o por períodos prolongados.
Vetoryl reduz os níveis circulantes de cortisol resolvendo os sinais clínicos. As doses recomendadas tem um efeito mais seletivo sobre a produção de cortisol. O acompanhamento do Médico Veterinário Endocrinologista é fundamental para chegar à dose ideal sem causar uma baixa excessiva do Cortisol.
Onde comprar Vetoryl?
Em nossa loja online Farmácia de Bicho.com você encontra Vetoryl com o melhor preço e total segurança de compra! Além disso você não precisa nem sair de casa pois fazemos entregas em todo o Brasil!
Temos disponível para compra as 3 apresentações de Vetoryl, clique aqui e confira!
Vetoryl 60mg 30 cápsulas Dechra
Vetoryl 30mg 30 cápsulas Dechra
Vetoryl 10mg 30 cápsulas Dechra
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!
13 de março de 2018
Minha velhinha Keite de 14 anos tem esta doença. Efetuamos o tratamento com Vetoryl. Hoje ela esta ótima comparado anteriormente a termos descoberto a doença. Indico e peço a todos, veem que seu animal esta se comportando de forma estranha ou seu corpo esta fora do normal leve ao veterinário. Pois essa doença ela mata aos poucos, definha o animal até morrer. Isso é horrível para ele. Tendo o diagnóstico em mãos, dando a ração + Vetoryl. Ela irá ter uma vida saudável e longa ao lado dos seus donos.
14 de outubro de 2018
Oi Deise, meu maltez de 12 anos está com suspeita dessa doença e estou bastante preocupada.
Ainda não está fazendo tratamento para hiperadrenocorticismo, mas estou cuidando do fígado.
Vc fala de “ração “.Pode me dizer o que está dando pra sua Keite?
E que bom ter nos contado sobre a melhora dela.
São anjinhos e merecem todo cuidado, não é?
Abraços e que sua bb tenha mtos anos de vida!
5 de outubro de 2018
A notícia ruim é que este medicamente é caríssimo, só quem tem condições financeiras elevadas é que consegue manter o tratamento do seu pobre cãozinho.
5 de janeiro de 2021
Meu Dog velhinho vai fazer exames, tem praticamente todos os sintomas.