Escabiose Felina – Sarna Notoédrica

escabiose-felina-dica-do-dia

A Sarna Notoédrica também denominada de escabiose felina é uma doença que acomete os gatos e é altamente contagiosa. É uma doença de pele causada pelo ácaro Notoedres cati, transmitida pelo contato direto dos animais contaminados, sendo muito difícil a transmissão para cães e seres humanos.

 

Como saber se meu gato está com Sarna Notoédrica?

Essa sarna causa lesões devido a coceira intensa, que geralmente começam na cabeça e pescoço, provocando descamação da pele e vermelhidão. O diagnóstico é feito através do exame clínico, juntamente com a raspagem de pele para detectar o ácaro. É muito importante fazer a higienização das caminhas dos animais contaminados, para não ter perigo de reinfestação e contaminação para outros gatos.

Como tratar a Sarna Notoédrica?

O tratamento consiste em banho com shampoos específicos e produtos tópicos, há também no mercado Pet produtos para colocar na nuca do animalzinho, por isso a importância de consultar um médico veterinário para saber qual o tratamento adequado para o seu gatinho. Como é uma sarna altamente contagiosa, é necessário o isolamento do gatinho contaminado. Fique atento, se o seu bichinho começar a se coçar com frequência, pode ser um sinal de sarna.

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

2 Comentários

  1. Olá tudo bem? Sou veterinária.. gostaria de receber seus artigos e novidades..
    Obrigada

    Responder

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!