Cuidados com seu pet no banho e tosa

dica-do-dia-banho-e-tosa

 

Se você costuma levar seu bichinho de estimação para tomar banho em pet shops veja as dicas a seguir e não erre na escolha do lugar!

  • Ao levar seu pet para o banho e tosa é muito importante saber se o estabelecimento tem um médico veterinário responsável.
  • Procure pet shops que tenham uma boa referência ou que sejam indicados por alguém conhecido.
  • O local deve ser ventilado, seguro e limpo.
  • As lâminas e todos os materiais utilizados devem ser higienizados e esterilizados para evitar que transmitam problemas de pele como sarnas e micoses entre os animais.
  • O pet shop deve sempre utilizar produtos de boa qualidade como shampoos e condicionadores específicos para animais.
  • Procure saber se há no estabelecimento um profissional especializado em banho e tosa, chamado de groomer, ele deve sempre estar se atualizando com cursos, palestras e novidades do mercado pet, para dar um melhor atendimento para os bichinhos na hora do banho e tosa.
  • Os pet shops que realizam a tosa devem verificar se a carteirinha de vacinação do pet está em dia, para evitar a transmissão de doenças como a cinomose e a tosse dos canis, entre outras.

 

Como identificar se meu pet foi maltratado no banho e tosa

Infelizmente, as vezes pode acontecer do pet ser maltratado, fique atento ao comportamento dele, quando voltar do banho, isso serve para cães e gatos. É muito importante observar se eles ficam agitados e nervosos ao entrarem no estabelecimento, ou se com qualquer movimento brusco das mãos eles abaixam a cabeça. Além disso se apresentarem dores no corpo sem ter mudado algo na rotina, também pode ser um sinal de maus tratos. Muitos dos bichinhos fazem manha ao voltarem do banho, pois não gostam do barulho do secador ou não gostam de tomar banho mesmo, por isso a importância de conhecer muito bem o seu pet.

Todo cuidado é pouco, quando refere-se à saúde e bem estar do seu bicho!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!