Cães e gatos também podem ter gripe!

caes-e-gatos-tambem-podem-ter-gripe

A Gripe Canina ou Tosse dos Cães se caracteriza principalmente por uma tosse seca, severa e repetitiva, além de ser altamente contagiosa. Geralmente o proprietário do animal descreve que o cão parece que está “engasgado”. Essa tosse piora com agitação e com exercício que o animal faz. Pode apresentar também falta de apetite e  um quadro febril. Um dos principais causadores desta gripe é uma bactéria chamada de Bordetella bronchiseptica. Pode ser transmitida para seres humanos, principalmente os que tem imunodeficiência, como pessoas que estejam fazendo tratamento com quimioterapia. Por ser uma doença altamente contagiosa entre os cães, todo o cuidado é pouco. A gripe canina aparece principalmente no inverno e quando tem mudanças bruscas de temperatura.

 

Em gatos, denomina-se Rinotraqueíte Viral Felina, os sintomas característicos são: espirros, corrimento nasal, corrimento ocular e febre. Também apresentam falta de apetite.

 

Tanto em cães como em gatos a prevenção é a vacinação! Nos cães, existe a vacinação intranasal ou injetável e nos gatos é injetável! Geralmente filhotes e animais idosos podem ter maior facilidade de contrair a gripe!

Então fica a dica: siga o esquema de vacinação correto indicado pelo médico veterinário e vacine anualmente o seu pet!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!