Muitos pais hoje em dia tem dúvidas sobre deixar ou não as crianças conviverem com os animaizinhos de estimação, principalmente cães. Eles podem conviver desde que se tenha alguns cuidados. O importante é levar com frequência os pets ao médico veterinário, fazer as vacinações e desverminar, assim como manter o pelo do animal limpo e saudável.
Crianças muito pequenas podem tratar os cãezinhos como brinquedos e às vezes podem machucá-los sem querer. A reação do animalzinho pode ser de morder a criança para se defender. O ideal é ter um animal de estimação a partir dos 5 anos de idade da criança pois ela já entende melhor como lidar com o bichinho.
Crianças que convivem com os animais tornam-se mais afetivas e sociáveis, por esse motivo alguns psicólogos indicam animais de estimação para crianças muito sozinhas ou com muita timidez.
As zoonoses (doenças transmissíveis de animais para humanos) mais comuns são as verminoses, sarnas e micoses. Por isso a higiene é muito importante, como ensinar as crianças a lavarem as mãos após brincarem com os animaizinhos!
Caso tenha alguma dúvida sobre as possíveis doenças que podem ser transmitidas às crianças, converse com um médico veterinário ou da área humana, podendo ser um pediatra ou um infectologista.
Um abraço da Dra Jacque!