Qual a importância do vermífugo para cães e gatos?

O vermífugo é responsável por prevenir doenças causadas especialmente por vermes. Saber quando e como usar é essencial.

É comum muitos donos de pets não entenderem a importância de dar vermífugo para o animal. Porém, é essencial saber como e quando usar o medicamento, pois ele é responsável por proteger cães e gatos de doenças causadas por alguns tipos de vermes.

Dar o vermífugo ao seu bichinho de estimação deve ser uma das primeiras preocupações à medida que o animal vai crescendo, pois dessa forma você garante que ele cresça saudável e livre de problemas causados por vermes.

O uso do vermífugo:

Antes de mais nada, precisamos explicar que qualquer animal está sujeito a se contaminar com vermes. Isso porque os microrganismos estão presentes em diversos lugares como na terra em que o animal pode deitar, em uma água não filtrada, pela picada de pulgas e mosquitos, etc.

Dessa forma, é fundamental cuidar, desde cedo, para que o animal não seja acometido com alguma possível doença.

Para os cães:

Nos cães, a primeira dose deve ser aplicada entre os 15, 30 e 45 dias de vida e a segunda, aos 4, 5 e 6 meses. É importante, durante o período de amamentação, oferecer o remédio também para a cadela, para que não haja problemas.

Para os gatos:

Nos gatos, a aplicação deve ser iniciada apenas aos 30 dias de vida. Da mesma forma que com os cães, é importante vermifugar a gata prenha antes do nascimento dos filhotinhos – de preferência 10 dias antes – e durante a amamentação, para que ela não transmita vermes para os filhotes.

Existe alguma regularidade?

Feitas as doses iniciais, a frequência com que o animal deverá ser desparasitado varia de acordo com a sua rotina. Se eles vivem em apartamento ou não saem de casa, ou seja, se não tem contato com outros animais, terra e formas de contágio, a desparasitação ocorrerá com menor frequência daqueles que vivem em quintal ou saem para passear com frequência.

O ideal para manter o animal sempre saudável é que a desparasitação ocorra a cada três meses tanto na fase de crescimento do animal quanto na fase adulta. A quantidade do vermífugo varia de acordo com o peso do animal ou por possíveis problemas que venham a acontecer durante a vida do animal.  Além disso, essa frequência é essencial, principalmente, para aqueles que visitam praças públicas, áreas comuns de condomínios ou outras áreas no qual o contato com o meio externo seja mais frequente.

Nós recomendamos que a desparasitação aconteça sempre com o acompanhamento veterinário, pois ele será responsável por planejar corretamente um calendário anual de doses.

A Farmácia de Bicho possui uma linha completa de vermífugos. São várias marcas e diferentes composições para cuidar bem da saúde do seu cão ou gato. Acesse nosso site e conheça mais! 

 

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!