Qual a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

Embora pertençam à mesma ordem dos quelônios, estes animais possuem diferenças que vão desde a aparência física até o habita

 

Não é porque um animal possui quatro patas, pescoço longo e uma casca gigantesca sobre seu corpo que podemos chamá-lo de tartaruga. O fato de jabutis, cágados e tartarugas terem todos aparências semelhantes se justifica por pertencerem à mesma ordem do reino animal – os testudinata, mais conhecidos como quelônios. Porém, são várias diferenças presentes nas características desses répteis que os fazem pertencer a famílias distintas. Confira:

 

Tartaruga versus jabuti versus cágado

 

Tartarugas

Seu habitat é aquático, podendo ser marinho ou de água doce. Ao contrário dos outros quelônios, esses répteis só vão para o ambiente terrestre para desovar.

Além disso, suas patas são como remos para auxiliar na hora da natação e sua alimentação varia entre peixes, águas-vivas, esponjas e camarões. Elas possuem um casco mais alto que o dos cágados e não dobram o pescoço lateralmente ao recolhê-lo para dentro.

 

Jabutis

Estes répteis são exclusivamente terrestres, possuindo patas em formas cilíndricas – lembrando a dos elefantes – e casco extremamente alto, sem características hidrodinâmicas.

Sua alimentação baseia-se em frutas, verduras e carnes, caracterizando-se como onívoro. Outro item importante é sobre seu pescoço, o qual é retraído apenas verticalmente.

 

Cágados

Considerados semiaquáticos, estes animais possuem membranas interdigitais, as quais facilitam a sua natação, e unhas presentes nas patas para auxiliar na locomoção terrestre.

Quanto à alimentação, a ingestão se dá principalmente com peixes e crustáceos. Além disso, seu pescoço possui a capacidade de dobrar-se lateralmente.

 

Longevidade dos quelônios

São os jabutis que englobam as espécies terrestres às quais atribuímos a vida longa. Tartarugas e cágados possuem médias de longevidade mais baixas, porém, extremamente altas quando comparadas aos outros animais.

A expectativa de vida dos jabutis se mantém entre os 80 e 100 anos, porém, encontramos vários casos de indivíduos que passaram do centenário com facilidade. Isto ocorre devido ao seu metabolismo extremamente lento. Estudos comprovam que, quanto menor o metabolismo do ser vivo, maior tende a ser sua expectativa de vida.

Além disso, estes animais possuem, em geral, sangue frio, ou seja, não produzem energia em excesso, apenas o necessário para sua sobrevivência. Somando-se a tudo isto, muitas espécies passam por um período sazonal parecido com a hibernação e utilizam ainda menos energia para permanecerem vivas.

Quando avaliadas todas essas características, entendemos o porquê desses répteis alcançarem os 100 anos com tranquilidade.

 

É possível ter uma tartaruga de estimação?

Sim! Estes animais são passíveis da convivência doméstica. A espécie mais indicada são os jabutis por não haver necessidade de contato constante com a água, podendo mover-se com tranquilidade pela casa. Caso opte pelas tartarugas, providencie com urgência um aquário pois estes répteis precisam estar na presença de água para sobreviver.

Porém, se você pensar em adotá-los pela facilidade nos cuidados, saiba que a realidade não é bem assim. Eles necessitam de cuidados específicos com a alimentação e abrigo – sua temperatura corpórea depende do ambiente em que o animal se encontra, logo, se o local estiver muito quente ou muito frio, seu bichinho poderá facilmente superaquecer ou sofrer com a hipotermia.

 

É claro que esses animais não terão a mesma interação com você que um cachorro ou um gato, porém eles são dóceis e podem alegrar sua rotina. Agora que você sabe a diferença entre essas espécies, pode acabar inserindo o quelônio exato em seu dia a dia. Conheça os alimentos completos que possuímos na Farmácia de Bicho para esses répteis clicando aqui.

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!