Principais dúvidas sobre problemas de pele nos pets

problemas-de-pele-nos-pets

Geralmente no verão aumenta a incidência de problemas de pele nos animais de estimação. O calor excessivo, umidade, chuvas, contato com outros animais, praia, são fatores que propiciam as doenças de pele.

As principais dúvidas dos donos sobre problemas de pele nos pets são:

1) Como saber se meu bichinho está com problema de pele?

Muitas vezes os donos dos pets demoram a perceber os sinais e sintomas. Os mais comuns são: coceira intensa, descamação da pele, vermelhidão, queda excessiva de pelos, áreas sem pelo, odor forte da pele e mordedura no local da área afetada.

 
2) As doenças de pele dos animais podem ser transmitidas para humanos?

Sim. Todo o cuidado é pouco em relação a isto. Existem as micoses que são causadas por fungos. A mais grave é a esporotricose transmitida pelo gato. A sarna sarcóptica causada por um ácaro também é comum, ela é transmitida pelos cachorros e causa uma coceira intensa e vermelhidão na pele.

 
3) Quais são as doenças de pele mais comuns nos pets?

As mais comuns são: sarna sarcóptica (cães), sarna notoedrica (gatos), sarna demodécica , micoses, dermatite úmida aguda, alergia de contato, alergia alimentar, alergia a pulga , dermatites, piodermites e ainda doenças de causa hormonal.

 
Percebeu que o seu animalzinho, está começando com problemas de pele, leve-o imediatamente para fazer uma consulta. Em muitas vezes é necessário fazer exames complementares para o tratamento específico da doença. Em alguns casos, o tratamento pode ser prolongado que exige medicação diária, banhos, medicamentos injetáveis, e acompanhamento direto do proprietário e do médico veterinário. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema dermatológico do pet, mais fácil o tratamento.

Dica importante: tudo pode começar com uma simples coceira, por isso a importância de observar sempre seu animalzinho e ficar atento a qualquer alteração na pele dele. Sempre consulte um médico veterinário e nada de fazer a medicação por conta própria.

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!