Geralmente no verão aumenta a incidência de problemas de pele nos animais de estimação. O calor excessivo, umidade, chuvas, contato com outros animais, praia, são fatores que propiciam as doenças de pele.
As principais dúvidas dos donos sobre problemas de pele nos pets são:
1) Como saber se meu bichinho está com problema de pele?
Muitas vezes os donos dos pets demoram a perceber os sinais e sintomas. Os mais comuns são: coceira intensa, descamação da pele, vermelhidão, queda excessiva de pelos, áreas sem pelo, odor forte da pele e mordedura no local da área afetada.
2) As doenças de pele dos animais podem ser transmitidas para humanos?
Sim. Todo o cuidado é pouco em relação a isto. Existem as micoses que são causadas por fungos. A mais grave é a esporotricose transmitida pelo gato. A sarna sarcóptica causada por um ácaro também é comum, ela é transmitida pelos cachorros e causa uma coceira intensa e vermelhidão na pele.
3) Quais são as doenças de pele mais comuns nos pets?
As mais comuns são: sarna sarcóptica (cães), sarna notoedrica (gatos), sarna demodécica , micoses, dermatite úmida aguda, alergia de contato, alergia alimentar, alergia a pulga , dermatites, piodermites e ainda doenças de causa hormonal.
Percebeu que o seu animalzinho, está começando com problemas de pele, leve-o imediatamente para fazer uma consulta. Em muitas vezes é necessário fazer exames complementares para o tratamento específico da doença. Em alguns casos, o tratamento pode ser prolongado que exige medicação diária, banhos, medicamentos injetáveis, e acompanhamento direto do proprietário e do médico veterinário. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema dermatológico do pet, mais fácil o tratamento.
Dica importante: tudo pode começar com uma simples coceira, por isso a importância de observar sempre seu animalzinho e ficar atento a qualquer alteração na pele dele. Sempre consulte um médico veterinário e nada de fazer a medicação por conta própria.
Um abraço da Dra Jacque!