Segundo o IBGE, no Brasil existem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, sendo que a população de cães é maior que a população de crianças em nosso país. É um número bastante alto, e infelizmente grande parte desses bichinhos estão também nas ruas.
Muitos donos de pets tem dúvidas ainda se devem ou não castrar seus bichinhos, pois existe um mito que o animalzinho deve ter pelo menos uma ninhada e no caso dos machos, se eles forem castrados, vão ficar mais quietos e tristes, isso na verdade é um mito.
Então separei alguns benefícios importantes de castrar cães e gatos:
Benefícios de castrar os machos:
-diminui a agressividade;
-reduz a incidência de câncer de próstata;
-evita que fiquem demarcando território com a urina;
-evita que saiam nas ruas à procura de fêmeas no cio, evitando também o problema de fugas e atropelamentos.
Benefícios de castrar as fêmeas:
-diminui e muito incidência de câncer de mama;
-evita ninhadas indesejadas;
-a fêmea não entra mais no cio e ainda tem a vantagem de cessar o sangramento;
-fêmeas não castradas podem desenvolver a piometra (presença de pus no útero), nesses casos é necessário uma cirurgia de emergência no bichinho.
Além disso, com a castração o número de ninhadas indesejadas diminuirá, e consequentemente o número de animais abandonados também!
O ideal é castrar as fêmeas antes do primeiro cio. A castração de machos e fêmeas é uma cirurgia relativamente simples e rápida, feita em clínicas ou hospitais veterinários. Em caso de dúvidas sempre consulte um médico veterinário.
Se você não quer ter uma ninhada do seu bichinho, então faça a castração nele. Este tipo de procedimento cirúrgico, além de evitar muitos problemas, também é uma questão de saúde para o seu animal de estimação.
E lembrem-se: somente o médico veterinário está apto a realizar este tipo de cirurgia no seu cão ou gato!
Espero que tenham gostado das explicações e até o próximo post!
Um abraço da Dra Jacque!