Você sabia que os pets também podem ter câncer de mama? As principais causas são: a aplicação de hormônios anticoncepcionais e a não castração das fêmeas.
Como saber se meu pet tem câncer de mama?
Geralmente o dono do Pet percebe um caroço ou nódulo na tetinha ou ao redor dela e inchaço da mama. Em muitas vezes, na hora do banho, o próprio groomer percebe que existe o nódulo e prontamente avisa ao proprietário.
Tratamento
O tratamento consiste na retirada cirúrgica do tumor, quimioterapia, . O pós operatório e acompanhamento do animalzinho é primordial para o sucesso do tratamento. É muito importante consultar um médico veterinário especialista nesse caso. São necessários exames para verificar como está a saúde geral do pet e ainda fazer uma biópsia do tumor para saber se é benigno ou maligno. Hoje em dia com a tecnologia na medicina veterinária, os bichinhos, mesmo tendo que passar por uma cirurgia oncológica e também pela quimioterapia, conseguem ter uma boa qualidade de vida, e isso é que importa para os donos dos pets, pois podem conviver mais tempo com o seu bichinho!
Uma dica importante: geralmente pets idosos são mais susceptíveis a tumores de mama, por isso, se você tem um animalzinho idoso (geralmente a partir dos 6 anos) leve-o com mais frequência para as consultas veterinárias e exames de rotina!
Um abraço da Dra Jacque!