Otite Canina

otite-canina

Problemas de ouvido nos cães

Se seu cachorro chacoalha muito a cabeça ou coça a orelha com frequência pode ser um sinal da otite, que nada mais é que uma inflamação no ouvido do animal.

Essa inflamação pode gerar um desconforto muito grande para o bicho e até mesmo para o dono. Veja a seguir como resolver o problema!

 

Causas da otite canina

Existem vários tipos de otites em cães, a otite externa, otite média e a otite interna. Por isso primeiramente você deve levar seu animal ao médico veterinário para saber qual a causa do problema.

Algumas das razões para essa inflamação são:

  • infecção por bactérias;
  • parasitas como carrapatos;
  • fungos – sendo a forma mais comum de otite;
  • produção excessiva de cera (seborreia);
  • sarna;
  • alergias;
  • umidade – devido ao banho ou cachorros que gostam de nadar;
  • predisposição genética – veja a lista de raças mais afetadas a baixo.

 

Raças mais afetadas pela otite canina

Geralmente as raças de cachorros que possuem orelhas grandes, caídas e peludas são as mais atingidas pela inflamação, pois essas características abafam a região interna da orelha e facilita a proliferação de fungos e bactérias, dentre elas estão:

  • Cocker Spaniel
  • Teckel
  • Basset Hound
  • Golden Retriever
  • Dachshund
  • Setter Irlandês
  • Labrador Retriever
  • Pastor Alemão

 

Prevenção

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a otite canina:

-Quando for dar banho ou quando seu cachorro for nadar, sempre coloque tufos de algodão dentro da orelha para evitar que entre água e acumule umidade. Após finalizar a atividade, retire o algodão e seque bem a parte interna da orelha com uma toalha.

-Se seu cão tem orelhas muito compridas é recomendado usar um potinho de água estreito para que ele não molhe as orelhas ao tomar água.

-Caso seu cachorro tenha muito pelo dentro da orelha é recomendado leva-lo para uma tosa higiênica, assim evita o acumulo de sujidades internas.

-Além disso é sempre bom manter a higiene das orelhas, limpando semanalmente com algodão e uma solução especial para a limpeza.

 

Tratamento para otite canina

O tratamento da otite do cão irá depender do diagnóstico do médico veterinário, pois depende tanto da origem do problema como do grau de desenvolvimento da inflamação.

Porém o sucesso do tratamento depende do dono, pois se não feito corretamente o problema pode persistir e até piorar. Então siga a risca as recomendações do médico veterinário e em caso de dúvida procure ajuda específica.

Em alguns casos mais graves de otite profunda onde o sistema de equilíbrio do animal chega a ser alterado, geralmente o animal sente muita dor na região existe a possibilidade de que ele tenha que ser sedado para que se faça a limpeza correta.

Sempre que precisar conte com nossa loja online para te fornecer os medicamentos necessários com os melhores preços!

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! 🙂

Autor: farmaciadebicho

Somos uma Farmácia Veterinária Online, temos ampla linha de medicamentos e produtos veterinários com qualidade e procedência. O melhor preço e entrega rápida em todo o Brasil. Compre Online www.FarmaciadeBicho.com.br

Compartilhe este post

2 Comentários

  1. Meu cachorro tá há vários dias balanceando a cabeça e chocando a orelha e chora, já comprei um medicamento pra colocar no ouvido , não resolveu, comprei um antibiótico está quase terminando e ele continua com o mesmo problema, hoje dei um paracetamol pra dormir e ele dormiu,estou sem saber o que fazer

    Responder
    • Olá Lucia, tudo bem?
      Obrigado pelo seu contato =)

      Neste caso sugerimos que leve ao médico veterinário responsável pelo tratamento, para que ele possa verificar qual produto melhor atenderá ao tratamento a ser instituído.

      Sempre que precisar, conte com a gente através de nossa loja online http://www.farmaciadebicho.com.br

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dor nos Pets - Blog - Farmácia de Bicho | Blog - Farmácia de Bicho - […] causas mais comuns de dor nos pets são: otites (inflamação no ouvido), infecções dentárias, problemas nas articulações, infecções de…

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!

Utilizamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência de compra. Ao continuar navegando em nosso site, você está de acordo conforme nossa política quanto a utilização de cookies.