Obesidade nos pets

odesidade-nos-pets

A obesidade nos animais de estimação é um problema sério e vem aumentando muito nestes últimos anos. As principais causas são: sedentarismo, má alimentação, doenças hormonais e a idade avançada.

As raças caninas mais predispostas são o Beagle, Rottweiler, Basset hound e Labrador. Nos gatos, a obesidade pode aparecer após a castração, mas já existe no mercado rações específicas para gatos castrados, evitando assim o problema!

 

Qual as consequências de um pet obeso?

O sobrepeso nos pets pode ocasionar lesões, dores articulares, dificuldade para caminhar e brincar, e a pior consequência do sobrepeso é que os animais podem desenvolver diabete e problemas cardíacos. O fato de uma simples brincadeira pode levar a um infarto que pode ser fatal!

 

Alimentação adequada!

A ração é a alimentação ideal e os petiscos devem ser dados somente como recompensa ao bichinho e só de vez em quando! É fácil perceber que o pet está fora do peso, as patas ficam arqueadas e “a cintura desaparece’’, dando uma forma arredondada ao animalzinho!

Quanto ao tratamento, é importante a realização de exames, comprar uma ração específica para animais obesos e sempre consultar um médico veterinário! Os pets sofrem com esse controle na alimentação, muitos deles rejeitam a ração no começo e ficam tristes, pois não entendem porque não recebem mais as guloseimas dos donos. Então para evitar todo esse transtorno alimente com ração e nada de comida caseira!

DICA: são os donos dos pets quem tem que se conscientizar sobre a alimentação do seu bichinho, se o animal está obeso é porque está recebendo a alimentação inadequada ou ração a mais do que a quantidade recomendada para o porte ou raça do bicho.

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!