A obesidade nos animais de estimação é um problema sério e vem aumentando muito nestes últimos anos. As principais causas são: sedentarismo, má alimentação, doenças hormonais e a idade avançada.
As raças caninas mais predispostas são o Beagle, Rottweiler, Basset hound e Labrador. Nos gatos, a obesidade pode aparecer após a castração, mas já existe no mercado rações específicas para gatos castrados, evitando assim o problema!
Qual as consequências de um pet obeso?
O sobrepeso nos pets pode ocasionar lesões, dores articulares, dificuldade para caminhar e brincar, e a pior consequência do sobrepeso é que os animais podem desenvolver diabete e problemas cardíacos. O fato de uma simples brincadeira pode levar a um infarto que pode ser fatal!
Alimentação adequada!
A ração é a alimentação ideal e os petiscos devem ser dados somente como recompensa ao bichinho e só de vez em quando! É fácil perceber que o pet está fora do peso, as patas ficam arqueadas e “a cintura desaparece’’, dando uma forma arredondada ao animalzinho!
Quanto ao tratamento, é importante a realização de exames, comprar uma ração específica para animais obesos e sempre consultar um médico veterinário! Os pets sofrem com esse controle na alimentação, muitos deles rejeitam a ração no começo e ficam tristes, pois não entendem porque não recebem mais as guloseimas dos donos. Então para evitar todo esse transtorno alimente com ração e nada de comida caseira!
DICA: são os donos dos pets quem tem que se conscientizar sobre a alimentação do seu bichinho, se o animal está obeso é porque está recebendo a alimentação inadequada ou ração a mais do que a quantidade recomendada para o porte ou raça do bicho.
Um abraço da Dra Jacque!