Segundo o IBGE, no Brasil existem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, sendo que a população de cães é maior que a população de crianças no nosso país. Os pets são considerados membros da família e em muitas vezes acompanham seus donos nas viagens. Muitos hotéis e pousadas no Brasil tem o selo PET FRIENDLY (locais onde os pets são aceitos e bem vindos). Existem mais de 1000 hotéis e pousadas que tem este tipo de selo. Antes de fazer a viagem é importante obter informações sobre as regras de hospedagem.
Informações que devem ser checadas antes de levar seu Pet:
- verificar se o pet ficará no quarto ou em um canil;
- se aceita cães de pequeno ou grande porte ou os dois;
- se o pet pode ficar sozinho no quarto ou não;
- verificar se o hotel cobra uma taxa adicional pela hospedagem do Pet;
- a carteirinha de vacinação deve estar em dia, com todas as vacinas, principalmente a vacina contra RAIVA que é feita por médico veterinário;
- vermífugo, antipulgas e carrapatos devem estar em dia;
- ter um atestado de saúde feito pelo médico veterinário com no máximo com 10 dias que antecedem a viagem, dizendo que o animal encontra-se em perfeito estado de saúde para viajar e se hospedar (caso o hotel exija esse documento);
- no caso de gatos, tenha cuidado redobrado para ele não escapar;
- verificar quais áreas do hotel seu pet pode circular;
- os pets devem ter uma plaquinha de identificação ou serem microchipados (pois caso fujam fica mais fácil de serem encontrados).
É importante levar a caminha, cobertor, potes de água e comida, ração, tapete higiênico, medicamentos que o pet usa e saquinhos plásticos para coletar as fezes, e areia higiênica no caso de gatos.
Em caso de dúvida, entre no site do hotel, verifique bem o local, mande email para obter o máximo de informações e saiba das regras para se hospedar com o seu pet.
Se você for viajar de carro junto com seu pet veja as dicas nesse post!
Alguns sites onde você pode encontrar hotéis e pousadas que tem o selo PET FRIENDLY:
DICA: Pense bem antes de levar seu animalzinho de estimação para viajar, se for para causar estresse nele, o mais indicado é que ele fique em casa, com alguém de confiança cuidando dele.
Um abraço da Dra Jacque!
Trackbacks/Pingbacks