Você sabia que o estresse também atinge os animaizinhos de estimação? O estresse afeta o estado físico e emocional dos bichinhos, podendo causar diversas doenças, inclusive de pele, como dermatites por lambedura. Os pets quando ficam estressados liberam adrenalina e cortisol na corrente sanguínea, levando à baixa imunidade do organismo, exatamente como acontece com seres humanos.
As principais causas do estresse nos pets são:
- maus tratos e abandono;
- a hora do banho e tosa (alguns pets não gostam de tomar banho e se assustam com o barulho do secador);
- presença de novos pets na casa;
- solidão (quando elas ficam sozinhos por muito tempo em casa);
- mudança na rotina e mudança de casa, pode também causar estresse;
- falta de exercícios, de passeios e também o excesso não é bom;
- ruídos intensos, como fogos de artifício e buzinas;
- perda de um ente querido, como o dono ou ainda perda de um bichinho do convívio dele.
Como identificar se seu bicho está estressado
Infelizmente, o estresse é um mal da vida moderna e pode ser observado com a mudança de comportamento dos bichinhos, como urinar onde não devem e não estão acostumados, eles mordem e destroem tudo o que vêem pela frente, latem demasiadamente e ficam rodopiando tentando morder o próprio rabo. Em alguns casos, mais sérios, eles arrancam os pêlos, mordem partes do corpo levando a feridas grandes. O importante é observar o seu bichinho, e percebendo essas mudanças de comportamento, levá-lo ao médico veterinário para uma consulta.
Caso o pet precise de tratamento, existem medicamentos específicos e desenvolvidos para eles, que só um médico veterinário pode indicar! Fique atento e preste atenção nesta dica: dono estressado pode deixar também seu pet estressado! Portanto: Cuide-se também!
Um abraço da Dra Jacque!