Você sabia que cães e gatos também podem apresentar doenças respiratórias?
No outono, os bichinhos de estimação tendem a ficar mais doentes, caso os proprietários não tomem os devidos cuidados com eles, principalmente porque é comum nessa época do ano o aumento de umidade, chuvas, baixas temperaturas e ainda muito vento.
É muito importante manter a vacinação em dia, manter o pet protegido do frio e do vento, evitar dar banho em dias muito frios e evitar de passear com o animalzinho em dias chuvosos.
As principais vacinas que devem estar em dia são:
Cães: Cinomose, Gripe Canina e Leptospirose;
Gatos: Rinotraqueíte Viral Felina.
Os principais sinais e sintomas de cães e gatos com doenças respiratórias são:
-espirros
-tosse
-corrimento nasal
-corrimento ocular
-perda de apetite
-fica muito quietinho
-tem dificuldade em engolir
-apresenta febre
-dor na região da cabeça
-em muitas vezes, pode apresentar vômito, devido à garganta estar infeccionada.
As infecções mais comuns nessa época são: infecções de garganta, ouvido e pulmões e também alguns pets tendem a desenvolver alergias.
Com as doenças respiratórias em cães e gatos, não se brinca, por isso percebeu algo estranho no seu bichinho, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Geralmente o bichinho é tratado com antibióticos, analgésicos, antitérmicos e até inalação e somente o veterinário pode indicar o tratamento adequado. Nada de fazer a medicação por conta própria, isso é muito perigoso, porque pode agravar a doença do seu bichinho, levando à uma pneumonia.
Cuide do seu animalzinho, porque quem ama, cuida!
Um abraço da Dra Jacque!