Doença do carrapato – Babesiose Canina

doença-do-carrapato-babesiose-canina

Você sabia que os carrapatos podem transmitir uma doença grave para o seu animal?

A babesiose, também conhecida como doença do carrapato, é uma doença transmitida pela picada do carrapato infectado pelo protozoário denominado Babesia sp, este protozoário parasita as hemácias do animal e se multiplica dentro delas. Em média, a doença se manifesta em torno de 10 a 15 dias após a picada do carrapato infectado.

 

Os principais sintomas da babesiose são:

-prostração
-febre
-vômito
-diarreia
-mucosas amareladas
-sangramento na pele
-anemia
-falta de apetite
-aumento do baço
-fraqueza.

 

Como saber se meu cachorro está infectado?

O diagnóstico é feito através dos sinais e sintomas, da presença do carrapatos e principalmente do esfregaço de sangue, onde é detectado a presença do protozoário no interior das hemácias. Após o diagnóstico da doença, é importante que o animal fique internado para que o acompanhamento seja feito de forma adequada, principalmente por causa da anemia intensa que a doença provoca, que se não for tratada adequadamente pode levar o pet à óbito.

 

Como meu cachorro pode pegar essa doença?

Às vezes uma simples caminhada com o bichinho no parque ou na rua, já é o suficiente para ele entrar em contato com o carrapato. Com o aumento da temperatura, eles aparecem em grande quantidade seja na cidade ou no campo. Por isso a importância de aplicar produtos contra pulgas e carrapatos durante o ano todo, desse jeito você estará protegendo seu animalzinho dessa doença e de outras também. Às vezes a infestação de carrapato é tanta no ambiente, que é necessário fazer a pulverização de produtos carrapaticidas no ambiente também, principalmente nas frestas de muros e madeiras, onde eles se escondem.

 

Uma dica importante: após o passeio com o seu bichinho, sempre observe a pele e o pelo para ver se há ou não a presença carrapatos nele, e mantenha em dia a aplicação de produtos contra pulgas e carrapatos. Existem diversos produtos no mercado pet, confira na Farmácia de Bicho.com a maior variedade com o melhor preço e entrega para todo o Brasil!

Em caso de dúvida, procure a orientação de um médico veterinário!

Lembrem-se, a prevenção é o melhor remédio sempre!

 

Um abraço da Dra Jacque!

Autor: Dra. Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é Médica Veterinária formada pela UFPR em Curitiba/PR. Atuante a mais de 25 anos na Clínica de Pequenos Animais. Também participa de programas de TV há 17 anos, como apresentadora e em entrevistas, com mais de 34O participações. É blogueira e tem um canal no YouTube, sempre dando dicas de saúde e cuidados com os pets. Siga o canal da Dra. Jacque

Compartilhe este post

Enviar o Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido por

Gostando do conteúdo?

Compartilhe nosso blog com seus amigos!